notícia

I Encontro de Corais da Catuíra

Foi realizado com brilho e muita alegria o I Encontro de Corais da Catuira.
A Colônia Militar de Sancta Thereza da Catuíra foi erguida por uma ordem de D. Pedro II para proteger os tropeiros que subiam ou desciam a serra vindos de Lages ou de Nossa Senhora do Desterro. A Imperatriz, grande devota de Santa Tereza de Avila enviou para a Colônia a imagem da Santa (que não se encontra mais na capela) um harmônio, que ainda funciona, relíquias e ostensório.
Catuíra, atualmente distrito de Alfredo Wagner, a Capital Catarinense das Nascentes, fica às margens do Itajaí do Sul, rodeado por lavouras e matas. É um local ideal para a realização de um Encontro Cultural como o que reuniu corais de três municípios. Prestigiado pelas presenças do Prefeito Wanderlei da Silva, da Secretária da Educação, Da. Tânia Silvestri e organizado pelo vice-prefeito Juliano Wagner, regente do Coral Sancta Thereza, o I Encontro de Corais da Catuíra começou com um relato histórico da fundação da Colônia, do seu sesquicentenário e da história do coral anfitrião. Em seguida, foram se sucedendo os corais convidados, cada qual, apresentando músicas especialmente escolhidas para a ocasião.
A excelente acústica do templo católico ressaltou sensivelmente as qualidades musicais dos corais, criando um ambiente de muita alegria, respeito e oração.
Um nome, entre todos, foi muito lembrado, seja nas palavras finais da coralista Eunice Wagner, seja como autor de várias canções executadas neste Encontro: O Maestro José Acácio Santana.
O último a se apresentar foi o Coral Sancta Thereza, composto por colonos, comerciantes, aposentados, mostrando a excelente qualidade da regência.
Após a entrega dos diplomas de participação foi formado um grande coro que sob a direção de Zenaide Weingartner entou o hino “Como é bonito Senhor” e em seguida, como última música e sob a regência de Juliano Wagner, a música “Nosso Canto” ambos de autoria do Maestro José Acácio Santana.
Um lauto e saboroso jantar aguardava os coralistas no salão da comunidade como encerramento deste maravilhoso dia.
Aos organizadores ficam nossos parabéns desejando que continuem neste projeto de promoção da cultura em nosso município.

 

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

Comments are closed.