O Coordenador Municipal da Defesa Civil, Emerson Martins, reuniu a sociedade alfredense para palestras e debates na 1ª Conferência Municipal da Defesa Civil de Alfredo Wagner cujo objetivo é organizar, preparar e estabelecer propostas para o trabalho de prevenção e atendimento de eventos e desastres causados pela natureza ou pelo homem.
Estiveram presentes as seguintes organizações: Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner, Câmara de Vereadores, Secretarias Municipais, Sindicato do Produtor Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rádio Nascente do Vale, Igreja Católica, Celesc, Câmara de Dirigentes Lojistas, Colégio Estadual, Escolas Municipais, Hospital, Conseg, Polícia Militar, Laions Clube, Epagri e Defesa Civil Estadual.
Marcante foi a presença dos jovens alunos da Escola Estadual de Educação Básica Silva Jardim que acompanharam com atenção a palestra e participaram das propostas para o Município.
Após a composição da mesa e da abertura dos trabalhos pelo Secretário da Administração e Coordenador Municipal da Defesa Civil, Sr. Emerson Martins, falou o representante da Câmara de Vereadores, o Vereador Emílio Carlos Petris e em seguida o Sr. Isair dos Santos, Secretário da Fazenda, no ato, representando o Prefeito Municipal. O Major Edi de Souza, representando a Defesa Civil Estadual, proferiu a palestra onde fez explanação sobre o Plano Municipal da Defesa Civil e a metodologia de trabalho usada com sucesso em prevenções e situações de catástrofes.
Em seguida, iniciou-se a apresentação de propostas. A ocasião serviu para um amplo e descontraído debate sobre a situação climatica, o destino do lixo, a importância da previsão e a necessidade da sociedade estar organizada. O presidente do Conseg, Sr. Pedro Jayme dos Santos, mostrou a importância do Conselho Municipal de Segurança trabalhar em parceria com a Defesa Civil e explicou o projeto de Segurança Solidária (www.conseg-aw.blogspot.com). A Secretária da Educação destacou a importância da educação ambiental na prevenção de acidentes causados por desastres.
Enfim, assim ficou a lista das propostas apresentadas e aprovadas em plenário:
1. Disponibilizar para todas as regiões do município o serviço de Rádio Amador;
2. Instalar no município Estação Metereológica;
3. Instituir o dia municipal da Defesa Civil;
4. Reconstruir as residências destruídas no evento do dia 09/01/2010;
5. Fomentar em parceria com a Defesa Civil Municipal o projeto Segurança Solidária proposto pelo Conseg;
6. Criar o Fundo Municipal de Defesa Civil;
7. Identificar pessoas nas comunidades para serem voluntários da Defesa Civil;
8. Cadastrar voluntários para serem doadores de Sangue no Município;
9. Criar uma comissão de Defesa Civil Municipal composta por Jovens para trabalhar na conscientização;
10. Buscar ajuda da Defesa Civil Estadual para capacitação de Jovens voluntários;
11. Adequar a coleta de lixo reciclável a nova realidade, revertendo o lucro para o Fundo Municipal da Defesa Civil;
12. Aquisição de equipamentos (veículo tracionado, computadores, etc);
13. Capacitação de como agir perante os desastres naturais da nossa sociedade;
14. Sensibilizar o comando do Corpo de Bombeiros para a instalação de unidade no município.

Estas foram as propostas apresentadas, votadas e aprovadas por unanimidade na 1ª Conferência Municipal da Defesa Civil de Alfredo Wagner – SC

Posted in Sem categoria

Deixe um comentário sobre a notícia!