Por: Pedro Jayme dos Santos 19/07/2010
Em conformidade com o Decreto 2.136 de 12 de março de 2001, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, institui em nossa cidade em março 2004 O CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança de Alfredo Wagner, o CONSEG é um órgão composto por um grupo de pessoas do município ou do bairro que visa discutir e planejar medidas para melhorar os problemas da localidade relacionados com segurança pública, permite que sejam feitas críticas e sugestões ao trabalho da polícia civil, militar, ou outros órgãos incumbidos de manter a segurança pública. Também por intermédio do CONSEG, realizam-se campanhas e eventos educativos para tornar a localidade mais segura e por conseqüência melhorar a qualidade de vida da população.
Os membros do CONSEG se reúnem uma vez por mês e a referida reunião é pública, pode e devem contar com a participação da população, meios de comunicação, líderes comunitários, religiosos, clubes de serviço e associações.
Nesse contexto a participação nas reuniões do CONSEG e uma proximidade maior com o planejamento da atuação da polícia são muito importantes, pois representam a efetiva implementação no que dispõe o artigo 144 da Constituição Federal de 1988 onde prevê que a Segurança Pública é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, ou seja: o combate a violência em geral não é missão exclusiva do poder público, mas uma luta que depende da mobilização de todos. É uma guerra ampla que não exclui nenhum grupo social e, dessa forma, o CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança de Alfredo Wagner vem corroborar o desencadeamento desse esforço comum junto ás autoridades e perante a sociedade. Neste sentido, seguindo um cronograma apartir de janeiro/2010 está sendo divulgado em todos os recantos do município de Alfredo Wagner o projeto SEGURANÇA SOLIDÁRIA, seguindo a filosofia da Polícia Comunitária. Assumir a nossa responsabilidade é um ato de coragem e cidadania.

Posted in Sem categoria