ESCRITOR MAURO DEMARCHI, IDEALIZADOR DO 1º ENCONTRO DE ESCRITORES DE ALFREDO WAGNER E REGIÃO EM 2006 E ORGANIZADOR DO IIº ENCONTRO 2010 JUNTO COM PROF. MIGUEL SIMÃO

DE BECA AZUL -PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL MÁRIO CARABAJAL
.

PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LERAS DO BRASIL/SANTA CATARINA PROF. MIGUEL JOÃO SIMÃO

PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL /SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE ALFREDO WAGNER BERTOLINA MAFFEI.

ESCRITORES DE ALFREDO WAGNER E
AUTORIDADES MUNICIPAIS DE TIJUCAS RECEBENDO O DIPLOMA AMIGO DA CULTURA LITERÁRIA.


A cidade Catarinense de Alfredo Wagner entrou para a história cultural e literária do Brasil no dia 30 de julho de 2010. O Encontro organizado pelos Escritores Mauro Demarch e pelo Professor Miguel João Simão Presidente da Academia de Letras do Brasil/SC mudaram definitivamente o calendário cultural da cidade. No dia 30 (sexta-feira) com a presença de diversos escritores visitantes, o evento dividiu-se em três momentos importantes. Um ciclo de palestras que contou a magnífica presença do Escritor e Filósofo Fídias Telles,que reviveu grandes pensadores fazendo o publico a pensar na importância da escrita e da leitura na atualidade. O filósofo que conta com 10 livros publicados estimulou os presentes a publicarem seus trabalhos mesmo em coletâneas por entender que esse tipo de publicação quando feito com responsabilidade torna-se mais barato para o Escritor, além de poder dividir espaço com diversos autores.

Outro quadro interessante foi a apresentação do BLOG “Mosaicos de Ruas” apresentado pelo Escritor e estudante de Jornalismo William Brenuvida. O trabalho que teve a participação de mais três estudantes amigo de Brenuvida recebeu méritos na Universidade Estácio de Sá em Florianópolis, destacado pela busca de um público que vive e faz sua história nas ruas e praças das diversas cidades por eles visitados. O público presente no Encontro dos Escritores pode conhecer através do Escritor William, outras formas de interagir e manifestar suas relações literárias através das ferramentas tecnológicas oferecidas pela internet. Ainda no ciclo de debates podemos contar com a manifestação do Poeta Catarinense Ramiro Vieira Neto, que trouxe da cidade de Ipira (SC) um jeito simples de fazer poesia. “Quando se escreve com a alma” diz o Poeta que presenteou o público com uma de suas poesias e mostrou seu jeito catarinense de viver o romantismo num mundo traído pela dor e sofrimento. Por fim a participação especial da Escritora Dalvina de Jesus Siqueira que mostrou sua experiência de vida, desde sua luta pela publicação de seu primeiro livro até os dias de hoje, pois embora com idade avançada não vê obstáculos para escrever e levar as pessoas seu amor pela poesia e pelas histórias de sua cidade, Biguaçu e região.
Apresentações Culturais, declamações de poesias engrandeceram o público e mostraram a sensibilidade dos escritores e artistas que ali estavam.
Nesse dia 30 foram entregues diplomas “AMIGO DA CULTURA literária” para alguns escritores de Alfredo Wagner e para autoridades da cidade de Tijucas destacados pelo apoio em prol da cultura e da arte. Da cidade de Tijucas receberam o DIPLOMA AMIGO DA CULTURA LITERÁRIA, o Prefeito Elmis Mannrich , a Presidente da Fundação Cultural da cidade Adriana Porto Faria e o grande incentivador da cultura e da arte Dr Celso Leal da Veiga Junior.
O dia de sábado fechou com chave de ouro com o lançamento do livro do Escritor Maranhense Mendes Dutra, que veio participar do encontro catarinense. O livro Divino Tinto, foi apresentado ao público de mais de 60 pessoas pelo Professor Miguel João Simão Presidente da ALB/SC.
Dr Mário Carabajal Presidente da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL com Sede em Brasilia que prestigiou o evento nos dois dias, afirmou diante do público presente que a Presidência da ALB/SC tendo a frente o Professor Miguel Simão é exemplo de trabalho e dinamismo em todo Brasil .
Se na sexta -feira dia 30 o encontro estava bom, no sábado dia 31 superou todas as expectativas.
Nesse dia foram empossados 8 Presidentes da ALB/SC que confirmaram seus compromissos com a ALB/SCdiante do público resente. Os empossados foram:
Cadeira Vitalícia Nº 004 Escritor ROGÉRIO KREMER – ANTONIO CARLOS;
Cadeira Vitalícia Nº 027 Escritora SUSANAMARGARETARRUDA – FLORIANÓPOLIS;
Cadeira Vitalícia Nº 028 Escritora INÊS ROANI – CHAPECÓ;
Cadeira Vitalícia Nº 029 Escritora IVONE DAURA DA SILVA – LAGES;
Cadeira Vitalícia Nº 030 Escritor DOUGLAS MATEUS DE MELLO – FRAIBURGO;
Cadeira Vitalícia Nº 031 Escritora DARCI DE BRITO MAURICI – SÃO JOÃO BATISTA;
Cadeira Vitalícia Nº 032 Escritora ILSE MARIA PAULINO GOMES – CANELINHA;
Cadeira Vitalícia Nº 034 Escritor LUÍZ FERNANDO SCHORH – MAJOR GERCINO.
Houve ainda a posse dos Acadêmicos da Academia de Letras de Alfredo Wagner, onde foram Padrinhos Dr Mário Carabajal e o Professor Miguel Simão.
Com o Diploma AMIGO DA CULTURA LITERÁRIA foram homenageados os seguintes senhores e senhoras:
Mauro Demarchi, Renato Rizzaro, Altair Wagner, Nivaldo Wesler, José Acácio Santana, Albertina Marques Rover, EvalídioKreusch, Edegar Neuhaus e Zenaide Horst Wungartner. (Alfredo Wagner);
Euclides Celitto Riquetti (Ouro), Ramito Vieira Neto (Ipira), Terezinha Manczak e Dorothy Steil (Blumenau), Mário Osny Rosa e Célio Silva (São José), Dalvina de Jesus Siqueira e Alzira Maria Silva Santos, Marco Antonio da Silva, O Marquinho do DOCA (Biguaçu), Luíz Bastiani, Márcia Reis Bittencourt, Ilse Maria Paulino Gomes, Maria Salete Montibeller , Manoel Mário Reis Bittencourt e Waldir Gomes (Canelinha), Augusto de Abreu, Janice Pavan, (Florianópolis), Fídias Telles, Tatiane Pasdiora, Neusita Luz Azevedo Churkin, William W. Brenuvida (Governador Celso Ramos), Rogério Kremer, Fabio Luíz Egert, Flávio Munich, Leonita Petri Kuhn (Antonio Carlos), É rica Gonçalves e José Honório Marques (Palhoça), Maria do Carmo Tridapalli Fachinni (Nova Trento) e Luíz Arthur Montes Ribeiro (Itapoá).
Um dos momentos solene que mais chamou atenção do público foi a entrega do Título DOUTOR HONÓRIS CAUSA EM FILOSOFIA UNIVERSAL- PhI pelo Dr Mario Carabajal Presidente da ALB ao Professor Miguel João Simão, que em poucas palavras, estampado pela emoção dividiu o Título com a Esposa Lucineide de Azevedo Simão, e a filha Iolanda de Azevedo Simão presentes ao evento, aos filhos Diego, Eduardo e aos escritores presentes. Professor Miguel Simão disse que foi uma honra muito grande, um reconhecimento por parte da ALB, mas que todo trabalho em prol da cultura e da literatura desenvolvido é a com finalidade de resgatar valores e oportunizar escritores e artistas que precisam ser valorizados e visto na sociedade e que muitas vezes por falta de incentivo acabam no anonimato.
O ENCONTRO DE ESCRITORES terminou com o lançamento do livro”SANTA CATARINA MEU AMOR”, que teve a participação de alguns Presidentes da ALB/SC Municipais e convidados. O Presidente da ALB Dr MÁRIO CARABAJAL ao lançar o livro disse ser o primeiro livro a ser lançado por uma Seccional da ALB e que Santa Catarina está saindo sempre na frente graças ao grande trabalho desenvolvido por Simão.
Após o lançamento do livro, apresentou-se o grupo de músicos de Canelinha e um grupo de danças de Alfredo Wagner.
Miguel João Simão avaliou o Encontro como de bom nível, acreditando que juntamente com o Escritor Mauro Demarchi, ambos atingiram os objetivos, que foi de acrescentar novos nomes ao quadro da ALB/SC, oportunizar Escritores e simpatizantes da literatura a participar de Palestras, além de unificar os Grupos, Associações e Academias de Letras, para que haja interação e integração por parte dos Escritores Catarinenses e brasileiros. Essa interação foi consumada com a troca de e-mails , conversas , troca de livros, e o compromisso assumido entre as cidades de Alfredo Wagner e São Luíz do Maranhão que firmaram compromisso de intercâmbio cultural entre as duas cidades, abrindo espaço para que os escritores e alunos de escolas públicas possam conhecer e discutir as diferenças culturais dos dois Estados. Esse compromisso firmado entre Mendes Dutra e Mauro Demarchi apoiado por Mario Carabajal e Miguel Simão concluiu o evento e fortaleceu os laços de irmandade entre dois Estados, Santa Catarina e Maranhão.
Postado por ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL PARA SANTA CATARINA – ALB/SC
Posted in Sem categoria

Deixe um comentário sobre a notícia!