Altair Wagner completa 80 anos

Cercado pelos familiares e amigos, O Dr. Altair Wagner comemorou 80 anos de vida. Quiz festejar esta data com uma missa e um lauto almoço na comunidade onde nasceu, Lomba Alta.
Dr. Altair Wagner nasceu em 20 de Setembro de 1930, fez seus estudos primários na Escola Isolada da Lomba Alta, o secundário em Bom Retiro. Estudou em Lages e Curitiba e se formou pela Escola de Engenharia da Universidade do Paraná em 1956. Foi engenheiro do DER de Florianópolis, de Chapecó, engenheiro da Secretaria dos Negócios do Oeste, Prefeito de Chapecó, Presidente da AMOSC, Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, administrador da Regional da CASAN em Chapecó, diretor presidente da CELESC, presidente do Conselho de Administração da ERUSC, Coordenador de Meio Ambiente da CELESC, em 1989/1990 participou como um dos representantes da CELESC junto à “JICA” missão japonesa para aproveitamento hidrelétrico do Vale do Itajaí. Foi fundador e presidente de diversas associações, sendo membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Presidente do Conselho Curador da Fundação Alfredo Henrique Wagner. Em 1972 recebeu título de “Cidadão Chapecoense”, recebeu em 2003 a “Comenda da Ordem de Santa Teresa” e em 2006 a Comenda “50 anos de atividades profissionais” do IEP, Instituto de Engenharia do Paraná e CREA Paraná e em 2010 o Diploma de “Amigo da Cultura Literária” conferido pelo Dr. Mário Carabajal da Academia de Letras do Brasil. Idealizou e fundou o Museu Arqueológico da Lomba Alta onde a história é resgatada e preservada ficando à disposição de visitantes, estudantes e estudiosos. Autor dos livros “Relatório de uma viagem de 50 dias (Europa-Ásia-África) lançado em carater familiar em 1986; “Genealogia da Família Wagner, em 1987; “Alfredo Wagner, Terra, Água, Indios”, em 2002; “E… Chapecó levantou vôo” em 2005; elaborou em 1987 a pesquisa “Micro História de Lomba Alta e Localidades Vizinha – Primeiros Moradores” ainda a ser lançado. Membro da Academia de Letras do Brasil/SC municipal Alfredo Wagner, tendo recebido a posse das mãos do Dr. Mário Carabajal durante o II Encontro Catarinense de Escritores de Alfredo Wagner e Região em julho de 2010. Em 2007, com um grupo de amigos, encontro o local do “marco” assentado em 12/04/1791, no ponto culminante do Morro do “Trombudo” divisa das províncias de Santa Catarina  e de São Paulo.
Na foto o Dr. Altair recebendo a bênção do Pe. Aldemar na Igreja de Santo António na Lomba Altadurante a missa em Ação de Graças pelos 80 anos de vida.