Encontro de Escritores foi um sucesso!

Foi um sucesso o III Encontro Catarinense de Escritores e I Encontro Internacional de Escritores de Alfredo Wagner e Região. Escritores e acompanhantes se reuniram na Sociedade Recreativa União Club e na Escola de Educação Básica Silva Jardim para trocar idéias, propostas e conhecer o pensamento e a diversidade cultural brasileira.
A Natureza colaborou permitindo que a chuva desse uma trégua para que os visitantes pudessem usufruir as belezas naturais e culturais de nosso município.
A Academia de Letras do Brasil/SC-AW, a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Educação e o Lions Clube se esforçaram em bem receber os escritores visitantes.A programação começou na sexta-feira de manhã com o credenciamento dos escritores.

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

As 11:00hs teve início a sessão de abertura com a presença das autoridades. A tarde foi reservada para as palestras e apresentações culturais que tiveram lugar no União Clube e no Salão Nobre da EEB Silva Jardim Dra. Lorena Ballensifer Ellis, do Queensborough Community College, da Universidade da Cidade de Nova York, vinda dos Estados Unidos especialmente para o Encontro deEscritores falou sobre a Revista Virtual de Cultura Iberoamericana e da pesquisa realizada para atualizar o banco de dados do site:http://www.qcc.cuny.edu/foreignlanguages/rvci/pagina1.html.
Encontro de Escritores em Alfredo WagnerCinco alunas do Curso de Letras da Universidade do Planalto Catarinense ministraram excelentes palestras. Foram elas: Carina de Souza de Oliveira Stange, tema: “As mulheres de Chico Buarque”; Míriam Aparecida de Oliveira Olegário, tema: “A influência da Língua Espanhola na linguagem e na cultura riograndense e Mariana Marcon Pacheco, com o tema “As crônicas machadianas e a possibilidade da sua leitura”.

Schirlei Braz de Souza, coordenadora ddo Curso de Letras da UNIPLAC fez a apresentação da Universidade e das alunas.
A psicóloga e escritora Regina Drumond, veio de Belo Horizonte para nos dar uma excelente palestra sobre de motivação: “O Jardim dos Valores Humanos”. Suas palavras marcaram profundamente a todos e repercutiram mesmo depois de encerrado o III Encontro Catarinense de Escritores.
Rafael Reinehr, Editor, escritor, médico, fotógrafo, cineasta, músico e empreendedor cultural e social proferiu uma excelente palestra mostrando a utilização da literatura como veículo de propagação de idéias e formadora de opiniões.

Entre uma palestra e outra tivemos apresentações teatrais de estórias infantis interpretadas pelos alunos da Escola Reunida Balcino Matias Wagner: “Quem quer casar com a dona baratinha” e “A Galinha Ruiva”. A graça e a alegria das crianças mostraram o quanto é bem sucedido o ensino oferecido na Escola.
As palestras na Escola de Educação Básica Silva Jardim foramrealizadas por alunas do Curso de Letras da UNIPLAC, e pór mais três escritores, destacando-se especialmente o Dr. Mário Carabajal, fundador e Presidente da Academia de Letras do Brasil que fez questão de dirigir suas palavras aos Alunos.
As palestras realizadas pelas alunas da UNIPLAC foram: “Um escritor que veio das arábias” paletrante: Denize Favoreto dos Passos; “Vinícius de Moraes – Identidade inconfundível” palestrante Patrícia Silveira de Souza.
  A Escritora Ana Esther palestrou sobre sua experiência como escritora no Brasil e   exterior, além de demonstrar a possibilidade de produção própria de livros, diagramação e encadernação, objetivando motivar e fomentar a escrita entre os alunos presentes no auditório. 
O também escritor Klaibson Natal Ribeiro Borges ministrou palestra sobre as “novas formas de se publicar um livro, sob as máximas do desenvolvimento tecnológico”

  A noite ficou reservada para um momento de descontração e confraternização entre os escritores no Serrano´s Beer. Após um delicioso jantar, alguns escritores tomaram a palavra e partilharam com os ouvintes suas alegrias, tristezas, sonhos e realizações.
O Segundo dia do III Encontro Catarinense de Escritores foi igualmente proveitoso e cheio de atividades.
Pela manhã um passeio para conhecer as belezas naturais, históricas e culturais do município. Os escritores visitaram o Museu Arqueológico da Lomba Alta e o Recanto da Arte. A tarde, após um animado almoço no Restaurante Lagoa Schuller (antigo Pesque-pague) com uma saborosa e alegre recepção do grupo de teatro Reumatismo e um almoço delicioso. Os escritores voltaram para o União Club para as atividades vespertinas e encerramento do Encontro.

O Grupo de Danças Alemãs “Quebra-dentes” de São Leonardo, fez uma maravilhosa apresentação engajando aos escritores nos passos das danças germânicas.
Gledis Tissot, Vice Presidente da União Brasileira de Trovadores de Balneario Camboriú, juntamente com Maria Luiza Walendowsky, presidente da UBT para a Seção de Brusque e Ari Santos de Campos, presidente da secção Itajaí da UBT, fez uma bela apresentação da entidade que representam e declamaram algumas trovas.
Em seguida falou o Dr. Altair Wagner, presidente da Fundação Alfredo Henrique Wagner, que mantem o Museu Arqueológico da Lomba Alta, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e vice-presidente da Academia de Letras do Brasil/SC Municipal Alfredo Wagner. Sua palestra teve como tema a História da Capital das Nascentes, ressaltando aspectos poucos conhecidos. Seus conhecimentos de nossa história ficaram patentes e demonstraram o quanto a pesquisa histórica é rica em ensinamentos.
Especialmente importante foi a participação da Associação Lageana de Escritores. Uma caravana de escritores da ALE participou durante todo sábado. Névio Fernandes, presidente da entidade fez a apresentação dos escritores e da associação, convidando a todos para a Bienal do Livroque será realizada em Lages.
Carol Pereira e Maria Eliza Schweitzer professoras da Escola de Educação Básica Silva Jardim fizeram a apresentação do Blog “Alfredo Wagner – Terra Querida” concebido para divulgar a história do município e comemorar os cinquenta anos de sua emancipação.

O III Encontro Catarinense de Escritores e I Encontro Internacional de Escritores de Alfredo Wagner e Região terminou com a Sessão Solene da Academia de Letras do Brasil municipal de Alfredo Wagner que concedeu alguns diplomas de mérito cultural, tendo sido homenageados Dr. Altair Wagner, por todo seu trabalho de resgate histórico e cultural através da Fundação Alfredo Henrique Wagner; Professoras Valneide da Cunha Campos e Elizete Schweitzer Coelho por desenvolverem projetos de cunho educativo e ecológico com seus alunos. Diploma de Mérito Cultural também foi concedido para as jovens poetizas: Raquel Iung Santos, Carolina Beppler e Gabriele Almeida Rossini que tiveram suas poesias publicadas no DC Escola. Foram diplomadas também com o Mérito Cultural a Escola Reunida Balcino Matias Wagner e a Escola de Educação Básica Silva Jardim.
Mário Carabajal, presidente da ALB, outorgou o grau de Doutores em Filosofia Univérsica – Ph.I. Filósofos Imortais ”Honoris Causa” em reconhecimento a produção filosofo/literária de repercussões internacionais as escritoras Rosa DeSouza (Portugal), Lorena Ellis (EUA), Ana Esther Balbão Pithan (Florianópolis) e escritores JB Xavier (São Paulo) e Mauro Demarchi (Alfredo Wagner, SC).
O Encontro de Escritores encerrou deixando saudades em todos que participaram. Após se desfazer a mesa principal e encerrar a Sessão Solene, os escritores ainda permaneceram por muito tempo conversando, trocando emails e manifestando a alegria por participar deste evento na Capital Catarinense das Nascentes.
Durante todo o dia de sábado, na praça em frente ao Clube onde se realizava o III Encontro Catarinense de Escritores professores da Escola Passo da Limeira apresentavam a Feira Literária com poesias e textos de seus alunos. Esta feira precisa ser realizada periodicamente pois é interessante ver o desenvolvimento intelectual dos alunos. Quem sabe uma feira com a participação de todas as escolas de Alfredo Wagner poderia ser feita periodicamente mostrando o trabalho dos alunos alfredenses.

Comments are closed.