Alfredense é nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo

Papa nomeia bispo auxiliar para Arquidiocese de Sao Paulo

Data e horário: 
terça-feira, 26 Junho 2012 – 22:22
Créditos: 
Rafael Alberto / Secretário de Comunicação Arquidiocese de Sao Paulo
O papa Bento 16 nomeou hoje (27/6) padre Sérgio de Deus Borges bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo. Padre Sérgio, da Diocese de Cornélio Procópio (PR), tem 46 anos e atualmente exerce as funções de reitor do Seminário Menor Diocesano Menino Deus e presidente do Tribunal Eclesiástico de Londrina (PR). O novo bispo auxiliar de São Paulo será ordenado no dia 18 de agosto, às 15h, na Diocese de Cornélio Procópio. Na mensagem à Arquidiocese de São Paulo em que comunica a nomeação, o cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano, agradece à solicitude do papa Bento 16 pela nomeação. (Leia íntegra do comunicado)
Monsenhor Sérgio Borges de Deus, em entrevista ao site da Arquidiocese de São Paulo, disse receber a notícia com alegria e apreensão. “Alegria pela confiança do santo padre e da Igreja. Apreensão ao pensar nas dimensões de São Paulo e em deixar o povo da minha atual cidade”.
O padre afirmou estar confiante para “junto com o cardeal, bispos auxiliares, clero e todo o povo de Deus, ajudar a Arquidiocese de São Paulo”. Para os fiéis da cidade monsenhor Sérgio deixa o convite para que “juntos”, seja feito um trabalho por todo o Povo de Deus.
Ao padre Sérgio, dom Odilo encaminhou uma mensagem em que manifesta sua felicidade pela nomeação do novo bispo auxiliar. “Sua nomeação é um sinal da confiança da Igreja na sua pessoa e do apreço do Santo Padre pelos seus dons e sua dedicação no desempenho do ministério ordenado”, diz a mensagem do cardeal. “Com a graça do Episcopado, Deus o chama para colocar esses dons ainda mais amplamente ao serviço de vida e da missão da Igreja”. (Leia a íntegra da mensagem)

Quem é padre Sérgio de Deus Borges

Padre Sergio de Deus Borges nasceu em Alfredo Wagner (SC) no dia 4 de setembro de 1966. Realizou os estudos filosóficos com os Freis Capuchinhos em Ponta Grossa (PR) e os estudos teológicos no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (PR).
É também licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e tem especialização em gestão do ambiente escolar pela mesma Universidade. Fez mestrado em Direito  Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, e tem especialização em Direito do Matrimônio e da Família, pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, de Roma. É doutorando em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires.
Foi ordenado presbítero no dia 6 de fevereiro de 1993, sendo incardinado na Diocese de Cornélio Procópio (PR) onde exerceu as funções: Pároco da Paróquia São Miguel e São Francisco (1993-1997); Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores (1994-1997, 2000-2012); Assessor da Pastoral da Juventude (1992-1995); Assessor da Pastoral do Dízimo (1995-1997); Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (2001-2003); Assessor da Pastoral Familiar na Diocese (2000-2006); Reitor do Seminário Menor Menino Deus (2000-2011); Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jataizinho, desde 2011.
Exerceu as seguintes atividades acadêmicas: Professor de Direito Canônico do Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina, PR. (2001-2004) e Diretor do mesmo Instituto (2003-2004); Diretor do Curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus de Londrina (2005-2007), e Professor da mesma Universidade, desde 2005. Professor e Coordenador do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, em Londrina, desde 2005.
Exerce o cargo de Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Londrina, desde 2001; no mesmo Tribunal, foi Vigário Judicial Adjunto (2003-2006); e Vigário Judicial, desde 2007. É Presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas, desde 2011.


— 

Mauro Demarchi
Twitter: @maurodemarchi @monarquiaja
http://www.familia.demarchi.nom.br 
http://www.monarquia-ja.blogspot.com

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V