Mente: uma Reflexão Bíblica

PASTOR SÉRGIO GESSNER
sergiogessner

A Revista Veja e outros jornais conceituados têm veiculado constantemente matéria a respeito da mente humana. Segundo essas agências noticiosas, a comunidade científica está deveras empenhada para fazer novos avanços nas pesquisas sobre o funcionamento de nosso cérebro e com isso propiciar tratamento e cura para doenças que muito afligem os povos.
Cientistas americanos afirmam que cada pessoa produz de 2.550 a 3.000 pensamentos por dia. Nossa mente é uma máquina de pensar, que inicia suas atividades desde a vida uterina e se estende até a marte. Nossas mentes são influenciadas pela família, pelo contexto em que vivemos, pelas amizades e relacionamentos. Não raro se ouve o ditado popular: “diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és”, ou “diga-me o que lês e dir-te-ei quem és”.
Imagem inline 1
Na ótica preventiva o Apóstolo Paulo, em sua época, escreveu sobre a mente humana. Em Romanos 8.6, as sagradas escrituras registram: ”as pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz”.
Inevitavelmente cada pessoa faz suas escolhas, que terão consequências em seu cotidiano. Inspirar-se em pessoas distanciadas de Deus e seus princípios, inevitavelmente irão produzir pensamentos e atitudes egoístas, excêntricas, suscitando todo tipo de paixões e cobiças. Diz o apóstolo, que tais pessoas ficam cativas e são controlados por essa forma de agir. Elas morrem espiritualmente.
Porém a pessoa que faz a escolha de viver com Deus, terá outras influências. Lendo as sagradas escrituras, ouvindo pregações, meditando, orando, servindo a Deus, convivendo com o povo de Deus, o próprio Espirito Santo controla a mente dessa pessoa e a conduz à paz e à vida eterna. Paz é um estado de espírito que começa na nossa mente e se espraia sobre toda a nossa vida. Paz é resolver seus conflitos e viver sem sobrecargas, sem consciência pesada e suas consequências. Vida eterna é a esperança que temos na ressurreição em Jesus Cristo. Esperança essa que nos aponta uma vida com Deus para após essa breve vida sobre a face terrestre.
Viva nessa plenitude, buscando substância saudável para sua mente. Foque seu pensamento em Deus e suas sagradas letras.