PRÊMIO EMMY INTERNACIONAL SOB SUSPEITA DE FAVORECER REDE GLOBO

fernanda2.jpg

Digamos que uma montadora de automóveis patrocine um programa de televisão especializado em automobilismo. Tudo a ver, teríamos que dizer. Agora imagine que, nesse programa, é feito um concurso para escolher os melhores automóveis do mundo e os escolhidos são modelos fabricados pela patrocinadora do programa. Fica estranho, não fica? Por mais isenta que a escolha possa ter sido feita, sempre resta uma certa suspeição no ar. São os chamados conflitos de interesse, que interferem diretamente no raciocínio do telespectador e, de maneira geral, se espalha no mercado.

Pois é mais ou menos isso o que está acontecendo em relação ao prêmio Emmy Internacional que elege os melhores produtos entre shows, novelas, filmes e seriados exibidos na televisão mundial. Desde 2005 a Rede Globo de Televisão é uma das patrocinadoras do evento e, ao mesmo tempo, concorre ao prêmio com seus produtos. A emissora já foi indicada seis vezes ao prêmio e venceu em três oportunidades. Em 2011 faturou outro prêmio, em parceria com a SIC, de Portugal. Nesta terça-feira, a emissora recebeu os Emmys de melhor telenovela, por “Lado a Lado”, e atriz, conferido à Fernanda Montenegro.

emmy_statue.jpg

Essa situação desperta estranheza na concorrência que suspeita da credibilidade da premiação. A Rede Globo diz confiar na isenção da academia responsável pelo julgamento, mas as demais emissoras pensam de outra forma. Tanto que a mexicana Televisa se nega a inscrever suas produções no tal concurso. Até a Rede Record já ficou de fora, por suspeitar do prêmio Emmy Internacional.

E você, o que pensa? Dá para acreditar que o melhor carro é fabricado exatamente pela patrocinadora do programa que o elegeu como o melhor? Por outro lado, como negar o evidente talento de uma atriz como Fernanda Montenegro? Eis o dilema.

*** *** *** *** ***

Para saber mais, clique no link “Concorrentes da Globo questionam credibilidade do Emmy

Imagens: Fernanda MontenegroPrêmio Emmy Internacional

Posted in Sem categoria