Temperaturas chegam aos 40ºC

erãoNotíciasFotos Praias de FlorianópolisPraia da Armação em 360º Teste DC na águaVídeos do Verão Notícias

Calor não dá trégua02/02/2014 | 09h23Atualizada em 02/02/2014 | 15h34

Temperaturas chegam aos 40ºC nas regiões mais quentes neste domingo

Chuva de verão pode aparecer no fim do dia, mas sem muitas chances de refrescar

Temperaturas chegam aos 40ºC nas regiões mais quentes neste domingo Felipe Carneiro/Agencia RBS Haja mar para aliviar a sensação de calor deste verão, que pode se manter durante toda a primeira quinzena de fevereiro Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Não há trégua para o calor. O domingão será de sol e de temperaturas de 40ºC nos litorais Norte e Sul e também no Vale do Itajaí. O tempo ensolarado da manhã dá lugar à chuva de verão no fim do dia, mas ela não chega a refrescar a sensação de ar abafado.

As máximas se mantém acima dos 30ºC em todas as regiões catarinenses neste que está sendo considerado o verão mais quente dos últimos 20 anos em Santa Catarina. Nos horários de pico de sol, a temperatura deve variar entre os 36ºC e os 38ºC nas áreas mais quentes. Os índices de radiação ultravioleta seguem extremos, por isso abuse da sombra entre às 11h e às 16h e do protetor solar.

A massa de ar quente e seco que predomina no Estado continua a impedir que sistemas de chuva mais forte se aproximem pelo sul. O meteorologista da RBS Leandro Puchalski enfatiza que isso faz com que a semana que está começando registre somente pancadas de chuva e temporais isolados, que são típicos da estação. De acordo com informações do Ciram/Epagri, ainda assim há uma pequena chance de chuva com descargas elétricas entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul de SC neste domingo.

Máximas por regiões

Litoral Norte — 40ºC
Planalto Norte — 33ºC
Grande Florianópolis — entre 34ºC (serrana) e 36ºC (litorânea)
Vale do Itajaí — 40ºC
Litoral Sul — 40ºC
Planalto Sul — 30ºC
Meio-Oeste — 33ºC
Oeste — 33ºC
Extremo-Oeste — 34ºC

Próximos dias

A meteorologista do Ciram/Epagri Gilsânia Cruz destaca que o tempo não deve ter muitas mudanças nos próximos dias. O sol, a sensação de calor e as temperaturas elevadas predominam em todo o Estado. Se a previsão do tempo se mantiver, devemos ter uma primeira quinzena de fevereiro bastante quente, prolongando a onda de calor.

Sobre chuvas, Gilsânia observa que ela pode aparecer em pancadas típicas de verão – passageiras e com trovoadas isoladas – no Meio-Oeste, no Planalto Sul e no Litoral Sul. Para o Oeste, a chance de chover é muito pequena nesta semana.

:: Clique na imagem e veja temperaturas em tempo real



Veja a previsão completa no clicTempo

Navegue pelas Estações Meteorológicas

DIÁRIO CATARINENSE