Klaibson Ribeiro um grande especialista em”LibreOffice”

ana.jpeg

Klaibson Ribeiro um grande especialista em“LibreOffice”

Se falarmos em suíte de aplicativos para escritório, acredito que todos nós usuários sabemos, o que significa, esta semana vamos falar do LibreOffice. Atualmente o LibreOffice vem ganhando atenção dos usuários por se tratar de uma suíte de aplicativos livre multiplataforma para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. Oferece todas as funções esperadas de uma suíte: editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados. O LibreOffice surgiu como uma ramificação do projeto original OpenOffice.org, que, por sua vez, é oriundo do StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems ao adquirir a Star Division em agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado para que fosse possível a participação de contribuintes para desenvolvê-lo, dando início ao projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.A coluna Tecnologi@ e Informática, traz uma com entrevista com um grande especialista quando se trata de LibreOffice, Klaibson Natal Ribeiro Borges, 31 anos, professor do Senai, futuro especialista em Gerência de Projetos de TI.

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

DSCF9655Ana-Qual foi seu primeiro emprego na aréa de TI?
Klaibson – Meu primeiro emprego na área de TI, foi a docência. Sou formado em Administração de Empresas, pela Unisul, em 2005. Comecei a dar aulas em Rotinas Administrativas, que envolvia informática. Mas depois disso, começaram a surgiram outras demandas em TI e assim que acabei absorvido pela tecnologia e depois pelo Software Livre.

Ana- Em que momento da sua profissão você resolveu utilizar software livre? E quais os benefícios que o software livre traz no seu dia-a-dia?
Klaibson – Conheci o Linux em 2005, pois um grande amigo, me deu um CD de Linux. Fiquei com o CD por amizade, mas quando ele me falou que eu conseguia dar um boot pelo cd, tecnologia conhecida como “live CD”, eu não acreditei e comecei a testar. Depois disso, só alegria.

Ana-Quando surgiu seu grande interesse pelo LibreOffice?
Klaibson – Em 2008, quando larguei totalmente o Windows e comecei a usar Linux, assim, verifiquei que o BrOffice, antecessor ao LibreOffice, era multiplataforma e tinha uma série de benefícios como abrir e converter documentos em diversos formatos, coisa que poucos softwares fazem isso.

Ana-Com o ebook “LibreOffice Para Leigos”, com mais de 11 mil downloads, qual será seu próximo ebook?
Klaibson – Esse ano estou escrevendo um novo livro, que ficará pronto no final do 1º semestre. Dessa vez, pretendo imprimí-lo, para que todos possam colocar em suas bibliotecas e para que as universidades possam adquirir e colocar à disposição dos alunos. Também podem ser utilizada em qualquer treinamento. Mas ainda a possibilidade de disponibilizá-lo de forma digital também.

Ana- Sobre o III Encontro Catarinense de LibreOffice, que já esta na sua 3° Edição, qual a principal finalidade do evento?
Klaibson – A principal finalidade do evento é difundir o uso do LibreOffice, através de oficinas, debates, HackDay, que é uma atividade de hackear o LibreOffice e palestra, assim, integrando os usuários.

Ana-Sabemos que a maioria dos usuários comuns (Utilizam o pacote Office) tem dificuldades para se adaptar quando se trata de software livre como o LibreOffice, qual conselho você daria para um usuário, sair do comodismo e se aventurar a começar a utiliza um software livre?
Klaibson – Primeiro, experimente pagar pelo software. Como disse uma vez, Cezar Taurion, da IBM, “Lá na IBM, os usuários podem usar qualquer suíte Office, Lotus Simphony, que é nossa própria suíte, o LibreOffice que é gratuito e o MS Office, mas se ele fizer isso, ele tem que pagar por isso”. Pelo simples fato de pagar, segundo Taurion, ele disse que o uso é mínimo. Além de ser o maior projeto de Software Livre do mundo, em quantidade de usuários.

Ana-Em relação a SOLISC, qual o principal objetivo da associação? Como podemos nos tornar um membro da SOLISC e colaborar com o grupo de software livre?
Klaibson – O principal objetivo da Associação Solisc, é difundir primeiramente o Software Livre em Santa Catarina, como o nosso principal evento o Solisc e depois com atividades paralelas, com palestras, aprovação de leis em prol do Software Livre. Para se tornar membro, basta nos procurar com o interesse de se tornar membro. Em atividades que precisam de colaboração na divulgação do Solisc.