sc3a3o-joc3a3o1Hoje falaremos do Evangelho de São João.

O Evangelho de João é diferente dos outros porque nele Jesus é apresentado como a Palavra de Deus, que existiu desde a eternidade com Deus e que se fez ser humano, mostrando assim o amor e a verdade de Deus. O autor diz que o proposito do Evangelho é fazer com que os leitores creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus e que por meio desta fé tenham vida.

Na primeira parte do livro, o autor trata principalmente dos milagres que Jesus fez (cap. 1-11). Essses milagres são sinais, isto é, eles mostram quem é Jesus e qual a razão por que ele veio ao mundo. O maior desses milagres é a ressureição de Lazaro, pela qual Jesus mostra que ele é a ressureição e a vida (cap. 11). Os outros milagres demonstram que Jesus é o Pão da Vida (cap. 6. 22-71) e a Luz do Mundo (cap. 8.12-20) e é aquele que dá vida às pessoas (cap. 11.25-26). Os milagres provam também que ele recebeu autoridade de Deus para julgar todos os seres humanos (cap. 5.19-30).

A segunda parte deste evangelho (cap. 12.21) fala da ligação que existe entre Jesus e os seus seguidores. Fala também dos ensinamentos que Ele deu e da promessa de que depois que ele fosse embora, viria o Espírito Santo para ensinar-lhes toda a verdade a respeito de Jesus.

E o evangelho termina contando o julgamento, a morte, a ressureição e as aparições de Jesus.

Posted in Sem categoria