Histórias do futebol: 1º título de ingleses no AM faz 100 anos neste sábado (14)

Em 14 de junho de 1914 o Manáos Athletic, time formado somente por jogadores britânicos, vencia o Nacional e sagrava-se 1º campeão amazonense

Manáos Athletic Club era formado só por ingleses
Manáos Athletic Club era formado só por ingleses

Manáos Athletic Club era formado só por ingleses (Reprodução)

A estreia da seleção inglesa em Manaus, hoje contra a Itália, não retrata somente um momento que vai ser eternizado para o resto da vida em Mundiais, ou até mesmo para a capital. A data coincide com o passado: em 14 de junho de 1914 o Manáos Athletic Club, clube formado apenas por jogadores ingleses, sagrava-se o primeiro time a conquistar o Campeonato Amazonense.

O passado tão presente dos ingleses com o Amazonas é oriundo da época em que a o Estado produzia em grande escala a borracha, ciclo que foi acompanhado de perto pelos britânicos. Eles que trouxeram o futebol para a cidade. “Além do futebol eles introduziram o cricket, tênis e o beisebol. Mas de todos os esportes o que caiu no gosto foi o futebol”, afirmou o pesquisador sobre os primórdios do futebol amazonense (1906-1914), Gaspar Vieira Neto, 39.

O mais novo esporte levou os ingleses a criarem o Manáos Athletic Club fundado em 23 de junho de 1908. A equipe 100% britânica teve mais três equipes rivais no campo. “Durante a trajetória o Manaus teve três grandes rivais: Racing, Brasil e o Nacional. O Manaus era melhor, mas é lógico que o time perdia também. Mas a maioria dos jogos o Manáos vencia”, afirma o historiador.

A pesquisa feita no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), em diversos periódicos daquela época, permitiu ao pesquisador encontrar um fato até então raro de conhecimento de poucos. “Os ingleses praticavam o futebol sempre no final da tarde de domingo na praia de São Vicente, que ficava na área do Roadway de Manaus, e que deixou de existir com o aterramento e construção da área portuária”, acrescentou.

Para ser o primeiro campeão amazonense, o Manáos precisou disputar oito jogos, do qual ganhou sete e perdeu um.

O jogo da final contra o Nacional acabou tendo gols dos principais jogadores, os atacantes Burnes e Barton, que fizeram dois dos três gols na vitória por 3 a 2. No campeonato seguinte, por pontos corridos, o time britânico venceu por 2 a 1 o Luso Luso Sporting Club.

Era inglesa em Manaus

Com os lucros da borracha, os ingleses passaram a residir no Amazonas. Até o final do ciclo da borracha, deixaram uma parte da vida europeia fincada na capital.“A vinda dos ingleses surgiu com o advento da borracha. A comunidade inglesa era muito atuante e possuía casas aviadoras (comércio de borracha que intermediava a comercialização da borracha com outros países), donos de empresas como o sistema de bonde e de eletricidade. Temos também monumentos construídos por eles que até hoje estão presentes. A Alfândega, o Porto, galerias subterrâneas foram construídas na época em quem Manaus tinha ligações com os ingleses”, explica Gaspar Vieira Neto.

Leia Mais…

Posted in Sem categoria