O Próprio Google nos informa o que são as fraudes na internet e como podemos nos proteger delas.

http://www.google.com/safebrowsing/static/faq.html#q1

1. que é phishing?

Phishing é uma fraude particularmente popular na qual alguém cria uma página da web com aparência oficial que solicita seu nome de usuário e sua senha ou outras informações pessoais, como número do CPF, número de conta bancária, número de PIN, número de cartão de crédito, aniversário ou nome de solteira da mãe.

Em muitos casos, você receberá um link para essa página de phishing através de um e-mail que aparentemente é proveniente de um endereço que parece ser oficial (mas provavelmente falso). Você também pode acessar essas páginas seguindo links encontrados na web ou em mensagens instantâneas.

2. Como saber se uma página é falsa?

O melhor a fazer é verificar o URL da página para garantir que ela é mesmo controlada pela parte que aparentemente a controla. A parte crucial do URL é aquela entre o http:// e a próxima barra (‘/’). Se não houver barra, comece no final do URL. Essa é a parte do URL que determina a propriedade do site. Alguns domínios populares, por exemplo, são amazon, google e ebay:

http://www.amazon.com
http://www.google.com.br
http://www.ebay.com

Em alguns casos, os URLs são um pouco mais complexos. Verifique o nome listado imediatamente à esquerda do domínio de nível superior (.com, .net, .co.uk etc.).
Por exemplo, http://www.google.com.br, http://news.google.com.br e http://www.google.com.br/firefox/ fazem parte do mesmo site. No entanto, google.com.fraudulentdomain.com/login.html NÃO faz. Nem www.g00gle.com (nesse URL, a letra "o" é substituída pelo número "0").

Dica: como um URL falso pode parecer muito semelhante a um verdadeiro, é mais seguro usar um favorito que você criou ou digitar o URL na barra de local, em vez de seguir links do e-mail. Isso é importante para qualquer página que solicita login ou informações particulares.

Recursos adicionais: antiphishing.org

3. Como o Google sabe que uma página é fraudulenta?

Usamos diversas técnicas para determinar se uma página é autêntica, incluindo o uso de uma lista negra que contém páginas identificadas como suspeitas e/ou enganosas com base em detecção automática ou relatórios de usuários. Nosso software também examina a estrutura e os conteúdos das páginas para identificar páginas potencialmente enganosas. A Navegação segura do Google não pode oferecer proteção perfeita. Portanto, você deve ficar sempre atento a indicações de que um site não é o que aparenta ser. Entretanto, a Navegação segura do Google pode ajudar a identificar e proteger você contra muitos dos sites criados para enganar os usuários.

4. Qual é a aparência do alerta?

Quando suspeitamos que uma página é falsificada, um alerta aparece na página. A aparência do alerta depende do navegador, mas todos têm esta aparência:

sbbubble.png

5. Como denunciar uma página que acredito ser phishing?

Se você encontrar uma página que aparentemente está fingindo ser outra na tentativa de roubar informações dos usuários,informe-nos.

6. Você está sinalizando uma página legítima como um possível site de phishing. Como corrigir isso?

Se você achar que a Navegação segura do Google está identificando incorretamente uma página como suspeita, informe nossa equipe. Trabalhamos muito para agir rapidamente em todos esses relatórios.

7. Esse recurso me protege contra vírus, spyware e todas as outras pragas virtuais?

Não &mdash A Navegação segura do Google protege contra ataques de phishing e malware, mas não pode oferecer uma proteção infalível (embora estejamos trabalhando nisso). Apesar disso, você deve continuar atento a todas as outras coisas ruins que podem acontecer na web.

Posted in Sem categoria