A docilidade do Espirito Santo

Escrito por Sérgio de Melo

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A nossa vida, cada dia, é sustentada pela força e a presença dos dos do Espírito Santo, cuja ação é constante em nossos corações. Sem esta presença nós não saberíamos viver o evangelho e nem teríamos uma vida de paz e de calma interior. Todos os dons e frutos do Espírito Santo são necessários para a vida cotidiana, mas tem alguns que são mais necessários que outros.
Como devemos acolher estes dons se nosso coração está fechado ao amor e se recusa a compreender as necessidades de conversão se nós não acolhermos com docilidade interior as inspirações do Espirito Santo que nos convida a uma vida de maior adesão ao Evangelho? Quando falamos de docilidade, o que entendemos?
A docilidade não é contrária nem a personalidade e nem a um carácter firme e forte que todos devemos ter. Não devemos confundir docilidade com uma atitude passiva diante de alguém que nos fala ou que nos pede alguma coisa, nem tão pouco confundi-la com uma forma de vida de submissão diante das autoridades como se fossemos cheios de medo.
Ser dócil significa nos abrirmos a verdade para que a verdade nos liberte. Sermos sim, pessoas prontas para o diálogo, para a procura sincera da verdade, mas sem renunciar ao que é fundamental para nossa vida.
Ser dócil a quem? A resposta a esta pergunta se faz necessária e obrigatória para que nós possamos ser conscientes do conteúdo desta virtude e deste dom do Espirito Santo. a primeira pessoa a quem ou a qual devemos ser dóceis é a nós mesmos. A nossa consciência reta nos mostra os novos caminhos do Espirito para chegarmos a uma vivência equilibrada e cheia de amor. Devemos ser dóceis ao Espírito Santo que, através da palavra da Bíblia orienta o nosso agir para que não haja em nós ruptura entre o que cremos e o que vivemos. Dóceis a Igreja que, através do magistério do Papa, dos Bispos e dos Sacerdotes, nos ensina o que é preciso crer na vida de cada dia e como devemos nos comportar para sermos discípulos e missionários de Jesus. A Carta de São Paulo ao Gálatas, 5. 22-23 fala “os frutos do Espírito são> Caridade, alegria, paz, longanimidade, afabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, continência”. Sejamos dóceis e tudo ao nosso redor será diferente porque o amor de Deus nos dará olhos para ver a verdade desde já. Coisas novas, Céu novo e Terra nova.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

divino-es.jpg

img.gif?ukey=agxzfnNpZ25hbHNjcnhyGAsSC1VzZXJQcm9maWxlGICAgP2nrtAIDA&key=cc046264-5909-4857-c6ec-fa9285432767