Fiquemos de Olho: Facebook exibirá menos hoaxes e spans

Facebook atualiza Feed de Notícias para exibir menos hoaxes e spamsPosted: 20 Jan 2015 12:52 PM PST

O Facebook liberou um comunicado nesta terça-feira (20) para dar um recado há muito tempo esperado: o Feed de Notícias da rede social foi atualizado recentemente para exibir menos hoaxes (boatos), spams e postagens “caça-cliques”.

A empresa afirma estar recebendo numerosas queixas contra estes tipos de conteúdo. O problema é que muitos usuários não percebem que tais posts são duvidosos – e, muitas vezes, perigosos – e os compartilham sem verificar, fazendo com seus contatos também os vejam e repitam o procedimento.

Você mesmo já viu conteúdo do tipo, provavelmente. Aquelas mensagens que afirmam que uma personalidade famosa morreu ou que usam imagens chocantes acompanhadas de chamadas como “você não vai acreditar no que esta garota fez” estão entre elas.

Este tipo de publicação também deve aparecer menos no Facebook

Este tipo de publicação também deve aparecer menos no Facebook

Como os algoritmos do Facebook não conseguem, sozinhos, identificar todas as publicações enganosas, o Feed de Notícias levará em consideração a quantidade de “denúncias”: quanto mais postagens forem marcadas como falsas pelos usuários, menos elas aparecerão. A medida vale para links, fotos, vídeos e status.

Quando um usuário insistir em compartilhar posts falsos ou duvidosos, o Facebook poderá ainda exibir um alerta de que aquele conteúdo vem sendo marcado como falso por outros usuários.

Vai ser um desafio: usuários que discordarem de determinadas publicações podem marcá-las como falsas quando, na verdade, apenas exprimem uma opinião contrária ou polêmica. Estas características não as tornam ilegítimas.

A atualização já foi implementada, mas pode demorar alguns dias para cobrir todas as contas. Por isso, ainda não dá para saber se a medida é mesmo eficaz. Fiquemos de olho.

f18dQhb0S7ks8dDMPbW2n0x6l2B9gXrN7sKj6v4dZ1HW8pTv1M3LQdS0N63Bt0PQFLCHW6wfSj71k1H6H0?si=4857034627350528&pi=44316a62-f701-410e-9a70-06dcf4f66865