Pau de selfie na bagagem? Está permitido, mas conheça as regras da ANAC!

Pau de selfie está permitido na bagagem

Posted: 26 Jan 2015 01:34 PM PST

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Pau de selfie: sucesso absoluto (foto: usuário Pau de selfie: sucesso absoluto (foto: flickr.com/photos/r4vi/)

Pau de selfie: sucesso absoluto (foto: flickr.com/photos/r4vi/)

Na sua próxima viagem, pode ficar tranquilo: a Agência Nacional de Aviação Civil tirou todas as dúvidas referentes ao bastão de selfie, mais conhecido como pau de selfie. Os passageiros podem transportar o acessório fotográfico na bagagem de mão. Só é preciso observar algumas regras: o peso total da bagagem de mão não pode exceder 5 kg e o equipamento deve somar 115 cm, já considerando comprimento, largura e altura.

A Anac nos surpreendeu ao emitir um comunicado referente ao pau de selfie nesta segunda-feira (26), sem nenhum motivo aparente para tal. A impressão que fica é de que os próprios viajantes estavam enfrentando dificuldades devido às questões de segurança tão pertinentes ao setor de aviação.

Uma das portarias da agência proíbe o bastão retrátil, um equipamento que se assemelha a um cassetete e está à venda em lojas de artigos para defesa pessoal. A própria Anac encaminhou um ofício aos agentes aeroportuários relatando a permissão do acessório para fotos.

O pau de selfie também pode ser despachado diretamente na mala, sem necessidade de comunicar previamente a companhia aérea. Fica a critério do passageiro levá-lo consigo na bagagem de mão ou na mala.

Acho – só acho – que a tiazinha ali não está enquadrada (foto: flickr.com/photos/inlatteveritas/)

Acho – só acho – que a tiazinha ali não está enquadrada (foto: flickr.com/photos/inlatteveritas/)

Parece que o bastão de selfie veio para ficar. Você encontra itens assim na praia, em pontos turísticos, em todo canto. Não custa lembrar que a autorização da Anac diz respeito ao Brasil. Pode ser que outras agências reguladoras em outras nações impliquem com o artigo. O ideal é consultar aquela tradicional lista de itens permitidos e proibidos na mala antes de embarcar.

Conheço uma história boa de um jornalista de tecnologia que estava conosco em Seul para assistir à final do Campeonato Mundial de League of Legends. Este sujeito comprou uma arminha de brinquedo antes de retornar ao Brasil. Na hora de embarcar no avião, quem disse que autorizaram o despacho do artigo? Era visivelmente um brinquedo, uma reprodução grosseira de uma arma, produzida para crianças. Ainda assim, não teve choro nem vela – ficou na lixeira do terminal.

f18dQhb0S7ks8dDMPbW2n0x6l2B9gXrN7sKj6v4dZ1HW8pTv1M3LQdS0N63Bt0PQFLCHW6wfSj71k1H6H0?si=4857034627350528&pi=57dfaf92-8aea-40cf-a63f-dce4e3ad05c4