Roubaram seu celular? Veja onde ele está!

Acabo de verificar o meu aparelho e a localização foi exata!

Veja o que fazer se seu celular for roubado ou perdido

Por Redação Olhar Digitalem 03/02/2015 às 15h40

Ter o celular roubado ou perdido é algo a que todos estão sujeitos, infelizmente. A partir deste momento, existem algumas coisas que podem ser feitas para tentar recuperar seu celular ou, no pior dos casos, simplesmente bloqueá-lo.

Abaixo estão algumas dicas de como minimizar seus problemas se isso acontecer:

Como tentar rastrear seu celular no…

Android
Se você deixou seu celular conectado à internet, você pode entrar no sitehttp://www.google.com/android/devicemanager para tentar rastreá-lo. Este site mostra a localização mais recente do seu smartphone.

Reprodução

No caso de o aparelho ter sido roubado, é bom lembrar: não é uma boa ideia tentar recuperá-lo por conta própria, já que o ladrão pode estar armado. O ideal é comunicar a polícia.

Outras opções importantes apresentada no site são “Apagar” e “Bloquear”, que remove todas as suas informações pessoais do aparelho, protegendo sua privacidade, e impede que a pessoa que roubou o celular o utilize livremente.

O site também ajuda a achar seu celular quando ele estiver perdido perto de você. Ao pressionar “Tocar”, o aparelho começa a fazer barulho para permitir que seja encontrado. Ele é mais adequado para o momento em que você perde o smartphone entre as almofadas do sofá, por exemplo.

iOS
O iPhone tem um recurso chamado Buscar Meu iPhone que funciona de modo semelhante ao Device Manager do Android. Ele localiza o aparelho que esteja conectado à internet e permite algumas ações para minimizar seu prejuízo com a perda do aparelho. Para acessar a ferramenta, entre https://www.icloud.com/#find.

Reprodução

Ativando o Modo Perdido, o celular é bloqueado e passa a exibir uma mensagem para que quem achá-lo contate seu dono original. Sua localização será mostrada sempre que o aparelho estiver conectado à internet. Novamente: não é uma boa ideia tentar recuperá-lo por conta própria.

Também há o recurso de “Apagar iPhone”, que limpa todas as informações do iPhone e impede sua utilização, tornando o aparelho inútil. Deve ser usado quando não há mais esperança de recuperar o aparelho.

“Reproduzir Som”, como o nome já diz, faz um barulho alto para que você consiga encontrar o celular quando ele estiver perto de você.

Windows Phone
O WP também tem uma ferramenta para encontrar o telefone. Ela está disponível no sitehttps://www.windowsphone.com/pt-br/my/find, que permite localizar, bloquear e apagar o celular.

Reprodução

As opções são autoexplicativas. Localizar o celular mostrará sua posição no mapa para que você possa tentar recuperar. Frisando novamente: não é uma boa ideia tentar recuperá-lo por conta própria.

Bloqueá-lo restringirá o acesso ao aparelho e exibirá uma mensagem para que quem encontrá-lo o devolva. Por fim, selecionar a opção de Apagar irá remover todos os dados do aparelho e tentará inutilizá-lo para sempre, evitando que o ladrão ou um receptador o utilize.

Bloqueio de IMEI

Se você tem certeza de que perdeu seu smartphone para sempre, certifique-se de não realizar apenas o bloqueio do número telefônico, já que um novo chip SIM resolve este problema para o ladrão. Sua arma mais poderosa para inutilizar o celular na mão do ladrão é o bloqueio de IMEI, um código numérico que identifica o modelo do smartphone.

Ao realizar esta trava, o aparelho se torna inútil na mão do criminoso ou do receptador, desencorajando possíveis atos semelhantes no futuro. Bloquear o IMEI de um celular roubado é praticamente uma obrigação civil.

Portanto, se isso acontecer com você, registre o boletim de ocorrência o mais breve possível na Polícia Civil. É possível registrar a queixa pela internet no site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado.

Com o B.O. em mãos, você pode ir até alguma loja da sua operadora e solicitar o bloqueio do IMEI. O processo não é demorado.

Como obter o número de IMEI
Ter o número do IMEI do seu celular é importantíssimo. Se você ainda o tem em mãos, abra o aplicativo de chamadas telefônicas e digite *#06#. Isso vale para Android, iOS e Windows Phone. Anote o número que vai aparecer na tela e guarde-o em algum lugar seguro e fácil de lembrar.

No entanto, existe a possibilidade de você já ter perdido o aparelho e não ter guardado o número. Normalmente, ele vem marcado na caixa do celular. Caso você tenha jogado no lixo (recomendamos profundamente guardá-la pelo menos enquanto você ainda usa o produto), existem outras formas de descobrir:

No Android:
Acesse o site https://www.google.com/settings/dashboard. O site mostra todos os dispositivos conectados na sua conta do Google com o número de IMEI.

No iPhone:
O iTunes instalado no seu computador mostra o número de IMEI do iPhone que você conectou à sua máquina.