O passado em fotografias

Há cinquenta anos… em fotografia
Em 1961 foi criado o município de Alfredo Wagner. Neste mesmo ano de 1961 aconteceram algumas coisas muito importantes pelo mundo. É sobre elas que vou escrever agora.
No ano em que Stael Maria Abelha, reinava como Miss Brasil (fotos 1 e 2), os Estados Unidos rompiam com Cuba (foto 3 a) apesar de Kruchev, da URSS, e Kenedy, dos EUA, se encontrarem tentando dar uma aparência menos fria na Guerra (foto 3 b) começava a ser construído o malfadado Muro de Berlim (fotos 4) e negros na África do Sul continuavam a ser brutalmente agredidos (foto 5). Enquanto Yuri Gagarin era lançado ao espaço, se tornando o primeiro homem a circundar a Terra (foto 06) nos Estados Unidos era feita a primeira operação para mudança de sexo (foto 07). No Brasil, em 1961, Jânio Quadros se encontra com o terrorista Che Guevara (foto 8) e após passar em revista a Guarda de Honra, renuncia (foto 9) levando o Brasil a uma situação de quase guerra (foto 10).
Mas nem tudo era guerra nesse mundo em 1961. Neste ano Pelé fez o gol que ficou na história do futebol brasileiro (foto 11), merecendo até uma placa no Maracanã (foto 12) e a Gazela Negra (foto 13) recebia o Troféu Brasil de Atletismo. Na moda, exageros como o deste penteado (foto 14) compensava a moda de praia comportada (foto 15). Naquela época também, ser magro era complexo e a propaganda oferecia produtos para engordar… Em São Paulo em 1961 foi realizado o Salão Internacional do Automóvel (foto 17), mostrando que estávamos antenados com as novidades mundiais. A Volvo apresentava seu modelo 1961 (foto 18) e a Ford arrasava com o moderníssimo Ford Gyron (foto 19). E não podemos esquecer a hoje omnipresente Televisão, que naquele tempo ainda era preto e branco e tinha modelos bem clássicos (foto 20). Não temos fotos da cidade no ano de 1961, mas esse deveria ser o seu aspecto no ano em que nascia para o panorama político catarinense e nacional a humilde, mas cheia de futuro, Alfredo Wagner (fotos 21 e 22).