Dom Onécimo Alberton, Bispo da nossa Diocese, celebra hoje em Alfredo Wagner

O Bispo de Rio do Sul, Dom Onécimo Alberton, vem a Alfredo Wagner para celebrar uma missa especial: reabertura da Igreja Matriz. Os fiéis católicos de Alfredo Wagner estão há mais de um ano realizando as celebrações no salão paroquial devido a queda do telhado do presbitério ocorrida em maio de 2014. Após mobilização por parte da diretoria o telhado foi totalmente reformado e hoje a Igreja Matriz Bom Jesus de Alfredo Wagner será reaberta ao culto público.

Dom Onécimo, Bispo da diocese de Rio do Sul é também atual Secretário do Regional Sul 4 daConferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ele iniciou a formação para o sacerdócio aos 11 anos. Cursou o ensino fundamental no Seminário São José da Congregação dos Josefinos de São Leonardo de Murialdo em Orleans. Foi ordenado presbítero, na Diocese de Tubarão, em 27 de setembro de 1992. Exerceu o ministério como pároco de Cocal do Sul de 1993 a 2001: formador e reitor do Seminário Teológico Bom Pastor em Florianópolis, no período de 2002 a 2011.

Possui mestrado pelo Pontifício Instituto de Espiritualidade de Roma e pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Viamão (RS). Também foi aluno do Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

Até a nomeação para bispo era pároco da paróquia São Paulo Apóstolo, presidente da Cáritas diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteral da diocese de Criciúma.

Em 17 de dezembro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da diocese de Rio do Sul.[1] Sua ordenação episcopal foi no dia 22 de fevereiro de 2015 no Sisu’s Hall, na diocese de Criciúma, e teve como bispo ordenante Dom João Francisco Salm, e como bispos coordenantes Dom Jacinto Inácio Flach e Dom Paulo Antônio de Conto.

Sua posse como bispo diocesano na diocese de Rio do Sul foi no dia 15 de março de 2015, na Catedral São João Batista, em Rio do Sul.