Evento realizado na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, de 22 a 25 de setembro, contou participação do Papa Francisco

Publicado em: 22/09/2015 – 16:30

Créditos: Diácono Francisco Gonçalves e Zenit

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Região Santana na Arquidiocese de São Paulo e bispo referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 1 da CNBB, chefiou a delegação com membros da Pastoral Familiar da Arquidiocese, dentre eles, Silvio e Ester Santos, casal coordenador e Padre Zacarias Paiva, assessor eclesiástico da pastoral, no Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu em Filadélfia, no Estado da Pensilvânia (EUA), entre os dias 22 e 25.

Em toda a cidade houve diversas atividades. O centro de exposições e atividades foi o Pennsylvania Convention Center, gigantesco complexo que ocupa quatro quarteirões no centro da cidade, localizado na 1101 Arch Street. O encontro foi dividido em dois congressos: o de adultos e o de jovens.

Este encontro acontece a cada três anos, é patrocinado pelo Pontifício Conselho para as Famílias e é a maior reunião católica de famílias do mundo. O primeiro aconteceu em 1994 em Roma e concebido por João Paulo II. Os outros foram: 1997, no Rio de Janeiro, 2000 em Roma, 2003 em Manila, 2006 em Valência, 2009 na Cidade do México e 2012 em Milão.

Congresso dos Adultos no Pennsylvania Convention Center

O Congressos dos Adultos, no Encontro Mundial das Famílias, começou na terça-feira, 22 de setembro às 13h com a cerimônia inaugural no Grand Hall. Às 14h houve as primeiras palestras nas salas D e E, e o dia se encerrou com a Missa às 16h30. Nos demais dias, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, a Missas foi celebrada às 8h30 da manhã, sempre nas salas D e E. Todos os dias foram oferecidas palestras seguidas de diálogo em grupo pela manhã e pela tarde.

Além das apresentações no Encontro também houve várias atividades periféricas em toda a cidade da Filadélfia, como o Festival de Cinema no The Kimmel Center for Performing Arts, a apresentação do Vaticano de arte, história, cultura e religião, com a presença de extraordinárias obras de Michelangelo, Bernini, Giotto e Guercino e objetos do primeiro século, no Franklin Institute, e outros.

img_20150922_105353771_1_a.jpg
O tema central do encontro foi: O amor é a nossa missão. Família cheia de vida: O Padre Marcelo Aravena, da comunidade dos Padres de Schoenstatt, diz que “a ideia principal que queremos transmitir através desta jornada, é que tudo provém, é gerado, no amor de Deus. Ser receptivos desse amor, é a chave principal. E a consequência é leva-lo aos demais, compartilhá-lo na família, dar a vida para forjar uma família santa, alegre, comprometida. E isso nos motivará a levar o amor de Deus, de forma generosa, ao mundo, aos necessitados, chegando às periferias, aos que estão mais distantes. Desta forma a família terá plenitude de vida”.

Os palestrantes principais foram Lisa Popcak, o Pe. Robert Barron, o diácono Harold Burke-Silvers, a professora Helen Alvaré, o dr. Greg Popcak, o Dr. Scott Hahn e o arcebispo de Manila, Cardeal Luis Antonio Tagle. As apresentações foram em várias línguas, incluindo o Inglês, francês, espanhol, italiano e vietnamita, e as principais conferências interpretadas em vários idiomas. O objetivo principal destas palestras dinâmicas é o fortalecer os vínculos familiares e o aprofundar os laços com Deus. Algumas das temáticas concretas foram: Um corpo: Matrimônio como modelo da Igreja, e a Igreja como modelo do matrimônio; Liberdade religiosa e a família, A Sagrada Família e a santidade da Família, A vocação, Criando uma cultura de matrimônio florescente, Amor na Aliança e a Encarnação, etc.

No centro de convenções, houve inúmeros expositores, que apresentaram através de cartazes, vídeos, livros, panfletos e pessoalmente, a contribuição que a comunidade concreta realiza para fortalecer os vínculos familiares.

Congresso da Juventude no Pennsylvania Convention Center

O Congresso da Juventude aconteceu na mesma data que o de adultos e no mesmo complexo. Está designado para jovens dentre 6 e 17, que estejam inscritos e que participem com as suas famílias. Trata-se de um programa interativo, no qual se desenvolvevem as capacidades criativas, de brincadeira, de escuta, de serviço e de fazer própria a missão de amar, que dá vida plena às famílias, como reza o lema geral do Encontro.

O programa escrito do Congresso da Juventude contém 40 páginas, nas quais apresentou uma variedade sem fim de atividades divertidas com o objetivo de aprofundar e ajudar a efetivar o lema do Encontro das Famílias, ou seja, ser conscientes de que o amor é uma missão essencial, vive-lo, transmiti-lo, e que a família é feliz quando realiza a sua missão, quando compartilha esse amor enchendo-se de vida.

Vários músicos estiveram lá. Constantemente houve shows, apresentações, cantos, palestras, interação, oração e atividades para todas as idades. É possível ouvir a canção do Congresso de jovens aqui, intitulada Love is What We Need (O que precisamos é de amor). O autor e cantor é Steve Angrisano.

Após o Encontro das Famílias, houve duas atividades com participação da multidão, ambas no Benjamim Parkway Parkway, perto do Philadelphia Art Museum. A primeira foi no sábado 26, às 19h30. Tratou-se do Festival das Famílias, do qual o Papa Francisco participou parcialmente. A segunda, no domingo, 27, às 16h, foi a Missa de encerramento, celebrada pelo Pontífice.

Papa Francisco visitou Filadélfia, no sábado, 26, com uma agenda apertadíssima, assim como em Washington e Nova York.

Dom Sérgio de Deus Borges voltou dos Estados Unidos e já embarcou para Brasília para reunião.

b2609591eaded565127872a572ac66ad8b2388d3.png

Posted in Sem categoria