Notícias

Cerveja produzida em Minas é eleita a melhor do mundo em concurso

28/08/2014 – 09h08

Microcervejaria mineira fatura a Copa do Mundo da Cerveja nos EUA.

Empresa produz cerca de 60 mil litros por mês com tecnologia nacional.

Tem muita gente levando a sério a brincadeira de produzir cerveja artesanal. O número de rótulos não para de crescer e, neste ano, uma microcervejaria mineira faturou a World Bier Cup, a Copa do Mundo das Cervejas.

A melhor cerveja do mundo, quem diria, é mineirinha e foi escolhida entre 5 mil receitas, em um dos mais disputados concursos do mundo, nos Estados Unidos. Há sete anos, a microcervejaria fazia 500 litros por mês. Hoje, são 60 mil litros. Tudo com tecnologia nacional.

A empresa, que já exporta para a América do Norte, até novembro vai quadruplicar a produção. Investiu quase R$ 40 milhões.

“A gente já está investindo em duas novas fábricas, inclusive fora do país, no estado da Califórnia, em San Diego”, anuncia Tiago Carneiro, sócio-proprietário da empresa.

O mercado tem se profissionalizado, ganhado espaço no exterior e, cada vez mais, o setor cervejeiro tem deixado de ser apenas um hobby. Hoje, no Brasil, existem cerca de 270 microcervejarias, e muitas começaram com panelas, no quintal de casa mesmo.

Toda vez que tinha churrasco em casa, Felipe fazia cerveja para os amigos. “Eu cheguei em um ponto no qual eu estava tomando conta da minha casa com as minhas coisas da cerveja”, conta Felipe Viegas, proprietário da empresa de cervejas.

Ele, que nunca pensou em trabalhar na área, há cinco anos abriu uma cervejaria. E, dentro da fábrica, a primeira escola cervejeira de Minas Gerais. 1.600 pessoas já passaram pelo curso. “É bom demais. Dá orgulho quando você bebe e vê que deu certo”, diz Adriano Miranda, administrador de empresas.

Com um crescimento de 21% ao ano, o país produz hoje 70 milhões de litros de cerveja especial. Minas Gerais é o estado com mais estilos diferentes: são 52.

“Estamos acrescentando também às nossas cervejas inúmeros ingredientes como casca de laranja, coentro e doce de leite. Uma cerveja maravilhosa”, diz Lícia Costa Vieira, mestre cervejeira.

“Ainda existe muito espaço para quem está aí, querendo criar um produto de qualidade, uma cerveja realmente diferente para estar acompanhando essa nova tendência”, prevê Tiago Carneiro, dono de uma empresa cervejeira.

size_590_garrafa-e-copo-de-cerveja

87ac2119b23b452222e55002579e13ab46821d4a.png

Posted in Sem categoria