Barragem se rompe em Mariana (MG) e inunda vila

Rompimento de barragem em Mariana (MG)

Carlos Eduardo Cherem
Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte Reprodução/Globo News

  • 5.nov.2015 - A barragem da mineradora Samarco Fundão, no sub-distrito de Bento Rodrigues, distrito de Santa Rita Durão, em Mariana (MG), 115 Km de Belo Horizonte, rompeu por volta de 16h30 desta quinta-feira (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos dez pessoas estão desaparecidas. Existe a possibilidade de que algumas pessoas tenham ficado ilhadas e outras sido soterradas
    5.nov.2015 – A barragem da mineradora Samarco Fundão, no sub-distrito de Bento Rodrigues, distrito de Santa Rita Durão, em Mariana (MG), 115 Km de Belo Horizonte, rompeu por volta de 16h30 desta quinta-feira (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos dez pessoas estão desaparecidas. Existe a possibilidade de que algumas pessoas tenham ficado ilhadas e outras sido soterradas

A barragem da mineradora Samarco Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana (115 Km de Belo Horizonte, em Minas Gerais), rompeu por volta de 16h30 desta quinta-feira (5). Pelo menos dez pessoas estão desaparecidas, segundo o Corpo de Bombeiros. Existe a possibilidade de que algumas pessoas tenham ficado ilhadas, e outras, soterradas.

A população estimada da região é de 620 pessoas, a maior parte delas empregada na mineradora. São três barragens que recebem os rejeitos de minério: Fundão, Santarém e Germano.

A Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais afirmou que o acidente é "uma catástrofe" e enviou para o local membros do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais para acompanhar o caso.

Em nota, a Samarco disse que prioriza o atendimento das vítimas e o controle de danos ao meio ambiente. "As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência. Não é possível confirmar causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas", afirma o comunicado.

A prefeitura afirma que, por questões de segurança, equipes do município e da Samarco estão pedindo aos moradores que deixem suas casas em Bento Rodrigues e sigam imediatamente para o distrito de Camargos, mais alto.

Do G1 MG

fa2c8f538b114eb3b99f20fcba9dd65c012df425.png