notícia

E agora, mais esta…

AEDES AEGYPTI PODE SER FATAL PARA CÃES E GATOS

O Aedes aegypti, além de transmitir doenças como a dengue, chikungunya e recentemente o zika vírus, também é responsável pela dirofilariose canina, chamada popularmente de “verme do coração”, uma doença que pode ser fatal em cães e gatos.
Especializado em cardiologia veterinária, Fabrício Marinho – do Hospital Veterinário de Natal – explica que não são todos os mosquitos da dengue que podem transmitir esta doença.
“O mosquito precisa estar infectado com a microfilária, que é o agente transmissor da dirofilariose. Para transmitir a doença, o agente tem que se alimentar do sangue do hospedeiro que no caso é o cachorro.
No momento em que o parasita entra no corpo do animal passa a se desenvolver em seu coração e pode acarretar uma série de complicações cardíacas no pet. Os principais sintomas são tosse seca, engasgo e respiração bem ruidosa.
Precisa observar aqueles animais que se cansam fácil e tem dificuldade de respirar. Distensão abdominal também pode ser um indício de doença, quando do nada o cachorrinho começa a emagrecer e a barriguinha fica grande.