notícia

Relatório Mundial da Água deve nortear conferência internacional do Confea

Relatório Mundial da Água deve nortear conferência internacional do Confea

Brasília, 30 de março de 2016

“O Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos deverá nortear as discussões em torno do tema central da conferência internacional ‘Água e Energia: novas abordagens sustentáveis’, que o Sistema Confea/Crea realiza de 27 a 29 de julho próximo, em Brasília”, afirma José Tadeu da Silva, presidente do Confea. Diante do que o relatório concluiu – que 78% dos empregos no mundo dependem de recursos hídricos – Tadeu acredita que a realização da Conferência é “mais que acertada”.

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

Lançado por ocasião do Dia Mundial da Água, 22 de março, o relatório, produzido pela Unesco, recomenda que cada país, conforme a sua base de recursos, potencialidades e prioridades, identifique e promova estratégias específicas e coerentes, bem como planos e políticas para alcançar o equilíbrio ideal entre os setores da economia e gerar o melhor resultado possível de empregos decentes e produtivos, sem comprometer a sustentabilidade dos recursos hídricos e do meio ambiente. “A partir da Conferência que promoveremos em julho e das manifestações dos participantes, poderemos fazer propostas e contribuir com o governo”, completa Tadeu.

A Unesco estima que mais de 1,4 bilhão de empregos, ou 42% do total da força de trabalho mundial, são altamente dependentes dos recursos hídricos. Entre os setores mais atingidos estão a agricultura, indústria, silvicultura, pesca e aquicultura, mineração, suprimento de água e saneamento e produção de energia. “Essas atividades estão todas relacionadas com nosso Sistema profissional. É imprescindível que nos engajemos nesse assunto”, aponta o presidente do Confea.

Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos foi produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), em nome da ONU Água.

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Agência Brasil