Cultura notícia

ISBN – Cadastro Internacional de Livros e seus autores e editores

Os escritores brasileiros devem procurar o registro de suas obras através do site oficial da Biblioteca Nacional, caso pretendam fazer uma edição própria. As editoras que já tem seu cadastro no ISBN conhecem os procedimentos que são padrão para o registro. Devido as facilidades da internet, é grande o número de sites oferecendo o serviço sem ter  a autoridade para isso. PORTANTO: ESCRITOR, CUIDE-SE E ACESSE APENAS O SITE OFICIAL DO REPRESENTANTE BRASILEIRO. O site oficial para acesso e cadastramento do ISBN é: http://www.isbn.bn.br/website/sistema/editor/home

Na página são descritos a origem e os serviços prestados a editores e escritores brasileiros:

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN – International Standard Book Number – é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. 

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais.

No Brasil, a Biblioteca Nacional coordena e supervisiona as atividades técnicas da Agência Brasileira ISBN, em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes responsável pela gerência administrativa e pela interface com a Agência Internacional.

A partir de 1º de janeiro de 2007, o ISBN passou de dez para 13 dígitos, com a adoção do prefixo 978. O objetivo foi aumentar a capacidade do sistema, devido ao crescente número de publicações, com suas edições e formatos.

Para cumprir a missão de informar e atender aos editores, livreiros, bibliotecas e distribuidores brasileiros, a Agência Brasileira ISBN reúne neste novo portal todas as informações referentes ao sistema ISBN no país, inclusive o Cadastro Brasileiro de ISBNs.

O Cadastro Brasileiro do ISBN não é elaborado nem mantido pela Biblioteca Nacional, as informações são enviadas pelos editores/autores cadastrados na Agência. Os dados são exportados para a Agência Internacional ISBN para compor o Registro Global de Editores.

Comunicado Importante! 

Prezados usuários, informamos que o acesso e o cadastro no sistema ISBN somente são possíveis através desse site. Nenhuma exploração, comercial ou não, ainda que parcial, dos dados que estão apresentados neste canal poderá ser feita sem autorização prévia e por escrito. Todas as informações, orientações, formulários, ou quaisquer textos, fotografias, slogans, desenhos, imagens, sequências animadas, sonoras, todas as obras integradas no site são de propriedade da Agência Brasileira do ISBN e da Fundação Miguel de Cervantes , não estando qualquer terceiro habilitado, mesmo em ambiente virtual, a prestar quaisquer esclarecimentos ou serviços aqui disponibilizados.

Editor! (COMUNICADO IMPORTANTE)

Informamos que tem um site que está operando como se fosse representante do ISBN no Brasil.

É um site falso que está enganando os editores.

O único site oficial no Brasil do ISBN é o da Agência Brasileira do ISBN, sede no Rio de Janeiro e única representante oficial no Brasil designada pela Agência Internacional do ISBN. Não reconhecemos serviços de intermediação para a emissão de ISBN e tão pouco terceiros para agir em seu nome.