notícia Sociedade Tecnologia

Facebook controla o que você vê!

Facebook muda algoritmo que determina o que você vê no feed de notícias

RENATO SANTINO 21/04/2016

O Facebook mudou novamente o algoritmo que determina o que você vai ver no topo do seu feed de notícias. A partir de agora, a rede social vai incluir na conta o tempo que você leva em um artigo acessado por meio do feed para compreender melhor seus interesses, e oferecer publicações que sejam mais atraentes para a sua leitura.

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

A rede social explica que esta nova parte do algoritmo leva em consideração o tempo gasto lendo os artigos lidos no formato “Artigos Instantâneos” e os links abertos pelo navegador interno do aplicativo do Facebook.

O software vai entender que, quando você clica em um link e passa um bom tempo dentro do artigo antes de voltar para o feed, a página publica conteúdo do seu interesse, e passará a favorecê-la na sua linha do tempo. Além disso, o Facebook também consegue calcular quais assuntos chamam mais a sua atenção, para mostrar mais conteúdo similar.

Outra mudança implantada pelo Facebook é um recurso que favorece a exibição de publicações de múltiplas páginas no feed em vez de vários posts de apenas uma página, ampliando a diversidade de fontes. Além disso, a rede social também vai tomar medidas para que não apareçam vários posts da mesma página juntos no feed.

As mudanças começaram a ser implantadas agora, e só devem se estabelecer totalmente em algumas semanas. Para donos de páginas, a empresa acredita que isso não deve afetar o alcance de forma significativa, de modo que algumas podem ver um crescimento pequeno, e outras podem ter uma redução também pequena em alcance.

Via VentureBeat