Economia Turismo

“La Reina” em Alfredo Wagner

TANGERINAS CLEMENULES “La Reina de las Mandarinas” (A rainha das tangerinas) É ATRAÇÃO EM ALFREDO WAGNER

O Sítio Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner, abre seus portões, pelo segundo ano consecutivo para que os apreciadores de citros de mesa possam colher e levar para casa a tangerina Clemenules, variedade ainda pouco conhecida no Brasil e que é chamada na Espanha de “La Reina de las Mandarinas” (A rainha das tangerinas). E os espanhóis sabem do que estão falando, pois, o país ibérico é o que produz os melhores citros de mesa em todo o mundo.
A clemenules é uma tangerina de sabor inigualável, sem sementes, muito doce e com baixa acidez. É resultado de uma mutação espontânea ocorrida em um pomar de clementine, a mais popular tangerina da Europa, na cidade de Nules, Espanha, na costa do Mar Mediterrâneo.
“Estudamos a fruta por quatro anos antes de decidir plantá-la em Alfredo Wagner, região com horas de frio e de calor e com pluviosidade semelhante ao local de origem da clemenules”, diz Tarcisio Mattos, produtor orgânico que apostou na qualidade da fruta e está bastante contente com os resultados obtidos, tanto na qualidade da fruta como em sua aceitação pelo mercado.
1461618Este ano, porém, o foco está nos consumidores diretos, aqueles que vêm ao Colhe e Paga. Muito pouco da safra será enviada aos comerciantes de produtos orgânicos, pois assim com aconteceu com diversas outras variedades de frutas em Santa Catarina, as chuvas da primavera provocaram uma quebra que, segundo Eduardo Marques, sócio na produção de Pedras Rollantes, pode chegar a 80% da estimativa de colheita. “A primavera foi terrível, chegou a chover, em apenas um mês, cinco vezes mais do que média para o período e bem no momento da floração. Era muito triste ver as flores apodrecendo em função do excesso de umidade”, lamenta Marques.
Além do Colhe e Paga, as frutas já estão sendo enviadas para o Rancho Eco Frutícola, de Rancho Queimado, que produz com exclusividade a Geleia de Clemenules Orgânica e também são usadas em diversas receitas de pães e doces que são oferecidos no Café no Sítio Pedras Rollantes. Luzia Eicke, que toca o Café juntamente com Tarcísio, se orgulha dos gomos de clemenules recobertos com chocolate 70% cacau. “Não há nada parecido. A forma, a textura, o sabor da combinação desta fruta com o chocolate amargo é uma surpresa para os paladares mais exigentes”, se envaidece a criadora da receita.
Mas não é só com clemenules que se faz um Colhe e Paga; também é possível colher limão siciliano, tangerinas ponkan e laranjas rubi, algumas das demais variedades de citros que são produzidos em Pedras Rollantes. Antes de se dirigem ao pomar, os visitantes recebem informações sobre as frutas, sobre a condução orgânica e orientações de como colher os citros usando as mesmas ferramentas e as sacolas que são utilizadas nos trabalhos do sítio.
O Colhe e Paga de Clemenules acontece todos os sábados e domingo, a partir das 11 horas, enquanto durar a safra, que deve se estender até a metade de julho. Para os finais de semana não necessidade de agendamento, mas para colher as frutas nos dias de semana é necessário um contato prévio, que pode ser feito pelo celular (48) 9189 9982. Para o Café no Sítio, que acontece nas tardes de sábados e domingos, é preciso agendar, pois a capacidade de atendimento é pequena e os anfitriões preparam os alimentos de acordo com o número de visitantes esperados.
O Sítio Pedras Rollantes está localizado na estrada geral das Águas Frias, a menos de três km do centro de Alfredo Wagner.
Contatos: (48) 9189 9982 e 3276 1467.
Site: www.cafenositio.com.br