Economia notícia Sociedade Tecnologia

Primeiro vinho engarrafado no Campus Urupema do IFSC

Engarrafado primeiro vinho do curso de Viticultura e Enologia

Publicado em Sexta, 08 Julho 2016 15:44

A última terça-feira (5) foi um dia histórico para o Campus Urupema do IFSC. Nessa data, foi engarrafada a primeira safra de vinho produzida pelo curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia, originado de uvas colhidas na Serra Catarinense.

A produção foi realizada por meio de um projeto didático-pedagógico coordenado pela professora Carolina Pretto Panceri. A maioria dos alunos da turma já havia feito um curso técnico na área, então a professora sentiu a necessidade de adiantar a fabricação do vinho que normalmente aconteceria nos próximos semestres. Todo o processo, desde a chegada das uvas até o envasamento, durou 120 dias.

“Foi um trabalho bastante intenso com os alunos. A primeira turma do curso, que está no terceiro semestre, desenvolveu todo o projeto, desde selecionar a uva até o desengace, quando se separa o engaço (caule, talo) da baga da uva, toda a parte de maceração e fermentação alcoólica. Fomos monitorando todas essas etapas de elaboração, fizemos a clarificação, as trasfegas e estabilizações e agora fechamos com o envase do vinho”, explica a professora. Em março deste ano o campus adquiriu as uvas da variedade Cabernet Franc, produzidas em São Joaquim. A partir daí começou o processo de produção da bebida.

Primeira safra produziu 120 garrafas

Foram processados 200 quilos de uva, que renderam cerca de 90 litros de vinho. Ao todo, o primeiro vinho produzido pelo IFSC em Urupema rendeu 120 garrafas, que agora ficarão 60 dias em repouso até estarem prontas para consumo ou utilização pedagógica. “A turma está bastante animada de participar tanto da primeira turma de Viticultura e Enologia do IFSC quanto produzir o primeiro vinho. Foi muito importante para o conhecimento, ampliar e aperfeiçoar o aprendizado. Foi muito bom ver o que a gente aprende na sala de aula ser posto em prática”, comenta Maikely Paim Souza, aluna do terceiro semestre de Viticultura e Enologia.

O campus está sendo equipado para produzir outras variedades da bebida, como vinhos brancos e espumantes. A ideia é que cada turma do curso tenha o seu próprio rótulo, que será utilizado nas aulas para análises sensoriais e de laboratório. Além disso, ainda será definido o nome e a marca que serão utilizados nas garrafas nas aulas de Administração e Marketing do curso. “Este vinho, por termos uma quantidade menor de produção e por ser o primeiro experimento, talvez não consigamos enviar para todos os campus ou outros lugares, embora gostaríamos que todo mundo conhecesse o nosso trabalho. No entanto, nas próximas safras vamos conseguir ter o vinho do Instituto para poder divulgar para a comunidade”, destaca Carolina.

Pioneirismo

O curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia do Campus Urupema do IFSC é a única graduação na área em em Santa Catarina. Seu principal objetivo é formar profissionais qualificados para o crescente mercado catarinense do vinho, especialmente aqueles produzidos em região de altitude, como é o caso da Serra.

A elaboração deste vinho retrata os princípios pedagógicos adotados pelo IFSC na condução de seus cursos, onde o conhecimento teórico e as habilidades necessárias são estimuladas para que o aluno possa desenvolver com plenitude as competências delimitadas para cada curso. “Além disso, este momento é histórico para nós, pois materializa um trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe de servidores do Campus Urupema, desde a concepção do curso, passando pelas etapas de estruturação e condução das atividades de ensino”, ressalta o diretor-geral do campus, Marcos Roberto Dobler Stroschein. Ele destaca, ainda, que outros projetos como esse também são desenvolvidos no curso superior de Tecnologia de Alimentos, também ofertado pelo IFSC em Urupema. Os dois cursos estarão disponíveis para ingresso no próximo vestibular, que será realizado no fim deste ano para início das aulas em 2017.

Veja mais na reportagem da IFSCTV:

 

Por Rafael Xavier dos Passos / Jornalista IFSC