Cultura Memória

HOJE TEM TEATRO GRATUITO EM ALFREDO WAGNER

Cia Mútua leva apresentações teatrais para sete cidades catarinenses com até 15 mil habitantes

Programação gratuita passará por Alfredo Wagner, Canelinha, Apiúna, Bal. Barra do Sul, Pescaria Brava, Nova Veneza e Jacinto Machado

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A Cia Mútua, companhia teatral itajaiense, coloca o pé na estrada em setembro para levar a arte do teatro ao interior de Santa Catarina. "Circulação de Repertório: O Teatro vai ao Público" é o nome do projeto que ao todo conta com 12 apresentações e duas oficinas sobre formas animadas. A programação é gratuita e circulará por sete municípios com menos de 15 mil habitantes.

O objetivo é facilitar o acesso ao teatro de pessoas que, por fatores econômicos e geográficos, ficam às margens do circuito cultural. Entre 08 e 30 de setembro, moradores dos municípios selecionados terão a chance de assistir a espetáculos premiados no Brasil e no exterior, como “A Caixa” e “Um Príncipe Chamado Exupéry”. A expectativa do projeto é alcançar um público de 2 mil pessoas de todas as idades e classes sociais.

Ao descentralizar bens culturais, a Cia Mútua se aproxima do público, exibindo os espetáculos em espaços alternativos, e ainda promove a formação de plateias. “O roteiro foi organizado para além de atender cidades pequenas, fomentar o teatro e sensibilizar as pessoas por meio de apresentações e oficinas”, acrescenta a atriz Mônica Longo.

O projeto é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014.

Programação Completa:

Alfredo Wagner

Espetáculo: El Gran Circo

Data: 08/09 (Quinta-feira)

Hora: 9h30 / 13h30h

Local: Escola EB Silvia Jardim

Canelinha

Oficina de Formas Animadas

Data: 14/09 (Quarta-feira)

Hora: 13h às 19h

Local: Centro Municipal de Arte e Educação

Espetáculo: Um Príncipe Chamado Exupéry

Data: 16/09 (Sexta-feira)

Hora: 18h / 20h

Local: Centro Cultural Social e Recreativo Arhur Adolfo Jachowicz

Apiúna

Espetáculo: A Caixa

Data: 20/09 (Terça-feira)

Hora: 9h30 / 14h

Local: Centro Municipal de Eventos

Balneário Barra do Sul

Espetáculo Teatro lambe-lambe

Data: 24/09 (Sábado)

Hora: 10h30 / 13h30

Local: Praça Manoel Ferreira (anexo Sec. Educ.)

Oficina de Formas Animadas

Data: 26/09 (Segunda-feira)

Hora: 9h às 12h / 13h30 às 16h30

Local: Escola Municipal Manoel Henrique Borges

Pescaria Brava

Espetáculo Exílios

Data: 28/09 (Quarta-feira)

Hora: 16h

Local: Salão Paroquial de Pescaria Brava

Nova Veneza

Espetáculo Flashes da Vida

Data: 29/09 (Quinta-feira)

Hora: 19h30

Local: Teatro Municipal

Jacinto Machado

Espetáculo Felizes para Sempre

Data: 30/09 (Sexta-feira)

Hora: 9h / 14h

Local: Centro de Convivência da Terceira Idade

Conheça os espetáculos da circulação

1) El Gran Circo-Teatro de Luvas – Concebido a partir de quatro textos do autor argentino Guaira Castilla. Utiliza a linguagem do boneco de luva para contextualizar um tradicional circo-teatro. Direção: Guilherme Peixoto. Atuação: Laura Correa e Telja Rebelatto. Público: Livre. Duração: 45 minutos. Estreia: 2015.

2) Exílio(s) – Espetáculo bilíngüe, falado em espanhol e português, que conta a história de Cecília, redesenhando o conceito de exílio, que não é apenas geográfico, mas também emocional. Direção: Sandra Knoll. Atuação: Laura Correa e Mônica Longo. Público: Adulto. Duração: 40 minutos. Estreia: 2013.

3) Um Príncipe Chamado Exupéry – Espetáculo de teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, antes de ter se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”. Direção: Willian Sieverdt. Atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto. Público: Adulto. Duração: 50 minutos. Estreia: 2010.

4) Teatro Lambe-lambe (Missiva, Miragem e El Viaje) – Três espetáculos de teatro de bonecos em miniatura, de curta duração, encenados dentro de caixas cênicas, assistidos por uma pessoa por vez. Atuação: Mônica Longo, Guilherme Peixoto e Laura Correa. Público: Livre. Duração: 1h30. Estreia: 2009.

5) Flashes da Vida – Espetáculo solo e sem texto que usa mímica, alguns adereços, onomatopéias e exíguo cenário para retratar situações cotidianas. Direção e atuação: Guilherme Peixoto. Público: Adulto. Duração: 50 minutos. Estreia: 2007.

6) Felizes para Sempre – Inspirado no conto homônimo de Eugenia Flavian e Gretel Eres Fernández, é uma visão contemporânea dos contos clássicos infantis, contada e cantada por menestréis por meio de objetos retirados de suas malas. Direção: Guilherme Peixoto. Atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto. Público: infantil. Duração: 50 minutos. Estreia: 2005.

7) A Caixa – Espetáculo de teatro de animação livremente inspirado no livro “Clown”, de Quentin Blake. Sem texto falado, recria a linguagem visual utilizada nos desenhos animados, sensibilizando o público infantil e adulto. Direção: Guilherme Peixoto. Atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto. Público: livre. Duração: 40 minutos. Estreia: 2004.

8) Oficina de Sensibilização para as Formas Animadas – Busca sensibilizar os participantes para a animação de objetos. Direcionada a arte-educadores ou interessados. Ministrante: Guilherme Peixoto. Público: adulto. Lotação: 20 pessoas. Duração: 3 horas. Estreia: 2007.

CIA MÚTUA

Com 23 anos de história, a Cia Mútua dedica-se à pesquisa teatral, produzindo e apresentando espetáculos; e promovendo oficinas e projetos de formação na área. A Companhia já recebeu 12 prêmios nacionais e internacionais. Participou de diversos festivais, apresentando-se na França, Espanha, Chile, Argentina e em 18 estados brasileiros. Possui em seu repertório os espetáculos El Gran Circo-Teatro de Luvas (2015), Exílios (2013), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Flashes da Vida (2007), Felizes para Sempre (2005), Teatro Lambe-lambe (2009) e A Caixa (2004). A Cia Mútua está situada em Itajaí (SC) – Rua Pedro Antonio Fayal 392 – Bairro São João.

Mais informações no site: http://www.ciamutua.com.br/home/

Acesse a Fanpage: www.facebook.com/ciamutua/

Fale com a Cia Mútua:

Mônica Longo (47) 9983-6678 ou Laura Correa (47) 9905-5058

Assessoria de Imprensa:

Camila Gonçalves (47) 9654-9105

RELEASE GERAL CIA MÚTUA.doc