Belezas de Alfredo Wagner/SC Fotografia História notícia Sociedade

Baile de Debutantes 1987

Novembro está chegando e com ele as expectativas e os preparativos para o Baile de Debutantes 2016.
Debutante é uma palavra que deriva do francês e significa estréia, início.
Os bailes de debutantes eram organizados pela aristocracia francesa para a apresentação de suas filhas para a sociedade. Quando a moça completava 15 anos, deixava a meninice e passava para a fase adulta e tinha alguns privilégios.
Antigamente, nas festas realizadas nestas ocasiões as meninas recepcionavam seus convidados vestidas de modo simples, mas bonito e com detalhes infantis nas roupas. Após a meia-noite, entravam no salão usando o vestido de gala para dançar a valsa com seu pai.
A partir deste dia passava a frequentar os bailes e eventos sociais e tinha permissão para namorar.
O costume francês influenciou todas as elites no mundo e o Baile de Debutantes passou a ser um momento especial na vida de toda menina, seja ela nobre ou plebeia.
Na Capital das Nascentes não foi diferente. A Sociedade Recreativa União Club fundada em 28 de novembro de 1937, tendo realizado inúmeros bailes ao longo de sua história, só foi organizar o Baile de Debutantes na década de 1980.
Resgatamos algumas imagens do terceiro baile que foi realizado no ano de 1987 com a participação de 19 moças.
Infelizmente a filmagem não registrou o nome delas, mas pelas imagens poderão ser reconhecidas facilmente.
Para este baile de 1987 foi convidado um ator e apresentador da RBS.
A gravação em VHS foi convertida para o formato digital e cedida gentilmente pela Prof. Maria Alvina Iung, uma das debutantes à época, para o Acervo de Imagens em Movimento do Jornal Capital das Nascentes.