notícia

Já alterou sua agenda? Chegou o nono dígito…

Nono dígito chega aos celulares da região Sul

E o que você não precisa fazer no WhatsApp

Por  NEWS92 A nova extensão do Tecnoblog está pronta. Baixe agora!

A partir do próximo domingo (6), os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul recebem o nono dígito nos números dos celulares. A região Sul é a última a adotar a mudança, encerrando o cronograma para que todo o Brasil tenha um nove à esquerda em todas as linhas móveis.

Essa mudança não deve trazer nenhuma dor de cabeça para os usuários, visto que tudo foi feito sem grandes problemas nas outras regiões do Brasil. A partir desta sexta-feira (4), representantes da equipe técnica da Anatel, operadoras de telefonia e fornecedoras de equipamentos de telecomunicações atuam em uma Sala de Situação no Rio de Janeiro para efetuar e acompanhar todo o processo.

Haverá um período de adaptação para que os usuários se acostumem com a mudança: entre 16 de novembro de 2016 e 13 de fevereiro de 2017, quem discar com oito dígitos terá a chamada interceptada e ouvirá uma mensagem instruindo a forma correta para ligar.

A implementação do nono dígito visa ampliar a capacidade do sistema numérico por conta do crescimento da telefonia móvel no Brasil. A Anatel ainda diz que a mudança se adequa à crescente demanda de dispositivos de internet das coisas que irão surgir nos próximos anos. Ao adicionar o nono dígito, a capacidade numérica se amplia para até 90 milhões de números diferentes por DDD.

Atualizando a agenda

Como ninguém mais lembra o número telefônico de ninguém, você deverá alterar todos os contatos de sua agenda. Se você utiliza um iPhone ou Android, existem aplicativos que facilitam essa tarefa: basta buscar “nono dígito” na loja da sua plataforma e baixar algum dos diversos disponíveis.

Várias operadoras fornecem aplicativos que fazem a mudança. Você não é obrigado a usar o aplicativo da sua própria operadora, mas tenha em mente que vários deles incluem o código de longa distância da companhia junto com as alterações na agenda. Também é importante verificar se o app já foi preparado para a mudança na região Sul.

Não faça nada com o WhatsApp ou Telegram!

Não é necessário fazer nada com o WhatsApp, uma vez que seu número não mudou. O app consegue interpretar os números da agenda com nove dígitos e tudo funciona normalmente. Além disso, quando a mudança ocorreu em outros estados, o Telegram acrescentou o nono dígito automaticamente para todos, portanto, espera-se que o mesmo aconteça para a região Sul.