notícia

Audiência no Ministério da Justiça debate conflito indígena em José Boiteux

Sem Medo da Verdade
Boletim Eletrônico de Atualidades – N° 309 – 22/11/2016 www.paznocampo.org.br
Deputado Colatto quer segurança para os agricultores e cidadania para os índios
Brasília, 9 de novembro de 2016 – O conflito entre agricultores e indígenas no município de José Boiteux foi levado ao gabinete do ministro da Justiça, Alexandre Morais, na manhã desta quarta-feira (09/11). A audiência foi motivada pelos constantes casos de invasões em propriedades e, em especial, do sequestro de dois jovens por indígenas, ocorrido em outubro.
O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) que tem acompanhado e buscado intervir nos fatos ocorridos no município e na questão indígena, de modo geral, participou da audiência e ressaltou a necessidade de que seja garantida a segurança dos agricultores, frente ao descaso com que o tema é tratado. ‘O ministro enfatizou que é papel do Estado garantir essa segurança para a população’, informou Colatto, que acrescentou que os Secretários de Segurança esta duais serão alertados para essa responsabilidade.
De acordo com o vereador de José Boiteux, Gilson Lehmkuhl, mesmo após o sequestro, quando foram acionadas autoridades estaduais e federais, os indígenas seguem invadindo propriedades e gerando insegurança.
Durante a audiência, o deputado Colatto enfatizou que a solução da questão indígena no Brasil, depende da garantia da cidadania para os indígenas. ‘É preciso que o índio se desenvolva como cidadão, preservando a sua cultura, garantindo que tenha renda para se manter’, pontuou o parlamentar catarinense.
Participaram da audiência, além do deputado Colatto; o senador Dário Berger; a deputada estadual, Dirce Heidercheidt; os advogados Jeferson Rocha e Ubiratan Maia; além do prefeito Jonas Pudewell e do vereador Gilson Lehmkuhl, de José Boiteux.
Recriação da CPI da Funai
Ainda na tarde desta quarta-feira, a Câmara dos Deputados recriou a Comissão Parla mentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar fatos relativos à Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Em agosto, foi encerrada, sem emissão de relatório, uma CPI com a mesma finalidade. O deputado Colatto é membro titular da CPI e assumiu sua sub relatoria.
Peça já seu exemplar, clique aqui.