Belezas de Alfredo Wagner/SC Cultura Fotografia História Memória Opinião

59 anos! Parabéns Alfredo Wagner/SC

A Capital Catarinense das Nascentes, Alfredo Wagner, localizada na Serra Catarinense, comemora hoje seus 59 anos de emancipação política. Somos um município ainda novo, mas nossa história é antiga. Digamos que bem antiga. Tão antiga que o tempo não se mede direito, mas o que resta deste tempo é guardado com muito cuidado pelo guardião da nossa história o Eng. Altair Wagner.

Petrificada ficou uma palmeira pré-histórica registrando, assim, uma era que se foi. A peça se encontra no Museu de Arqueologia da Lomba Alta e foi retirada da localidade de Passo da Limeira.

Posterior a Palmeira petrificada, há um fóssil de messosaurus a demonstrar que nosso município já era passagem para outros seres vivos na antiguidade.

Passagem, ei aí o fundamental da vocação alfredense e os Xoklengs fizeram uso desse atributo subindo e descendo por caminhos que hoje são desconhecidos. Deles só restaram pontas de flechas, machados de pedra, e alguns poucos utensílios, todos muito bem preservados no Museu de Arqueologia da Lomba Alta.

Neste resumo da nossa História, chegamos rápido, atravessando os tempos, ao período imperial do Brasil, onde estas terras, então passagem entre Desterro e Lages de tropas e tropeiros, cargas e cargueiros, foi objeto de um decreto com rubrica do Imperador Dom Pedro II e assinado por Luiz Pereira do Couto Ferraz e que pode ser lido no quadro abaixo ou no site da Câmara dos Deputados.

Decreto nº 1.266, de 8 de Novembro de 1853

Crea huma Colonia Militar na estrada que communica a Villa de S. José com a de Lages na Provincia de Santa Catharina.

     Hei por bem Crear na estrada que communica a villa de S. José com a de Lages, na Provincia de Santa Catharina, uma colonia militar, que será regida provisoriamente pelo Regulamento que baixou com o Decreto n. 820 de 12 de Setembro de 1851 Para a colonia militar Leopoldina. Luiz Pedreira do Coutto Ferraz, do Meu Conselho, Ministro Secretario de Estado dos Negocios do lmperio, assim o tenha entendido e faça executar. Palacio do Rio de Janeiro em 8 do Novembro de 1853, 32º da Independencia e do Imperio.

Com a rubrica de Sua Magestade o Imperador.

Luiz Pedreira do Coutto Ferraz.

Com este decreto começa a história oficial deste município que hoje completa 59 anos de emancipação.

Nossa história é riquíssima e está dando seus primeiros passos pois há muito que se descobrir. Pouco se estuda a Colônia Militar Santa Thereza, a localidade chegou a ter mais de 500 moradores, figurou na publicação que o Governo Imperial fez para a Exposição Mundial nos Estados Unidos. Quando se descobriu um caminho mais fácil para se chegar a Lages, ela, a Colônia, foi decaindo a medida que os tropeiros mudavam sua rota. Após um período de decadência e esquecimento, hoje a Catuíra, como é conhecida atualmente a antiga colônia militar, se apresenta como um dormitório do centro administrativo, comercial e político de Alfredo Wagner.

Nestes 59 anos de emancipação, muita coisa foi feita por seus moradores. A integração entre todas as comunidades que compõem o município é o principal.

Desejamos que Nossa querida Alfredo Wagner some a este aniversário muitos outros e que seu povo valorize sua história, preservando, pesquisando, descobrindo suas riquezas.

E para comemorar, vamos ouvir o Hino do Município tocado pela OSSCA – Orquestra Sinfônica de Santa Catarina

FELIZ ANIVERSÁRIO CAPITAL DAS NASCENTES!