História Memória notícia Sociedade

Jornais velhos e bodas de ouro…

Realizar pesquisas em jornais antigos é muito gratificante. Hoje em dia, mais ainda, pois museus e bibliotecas estão digitalizando seu acervo facilitando a vida de pesquisadores, que já não precisam mais enfrentar o pó acumulado pelo tempo nos exemplares materiais.

Pesquiso com frequência no site da Biblioteca Nacional que possui um acervo grandioso de vários estados brasileiros. O acervo de Santa Catarina foi, em quase sua totalidade, compartilhado pela Biblioteca Pública de Florianópolis que possui um serviço especializado de digitalização de jornais e livros antigos e que pode ser pesquisado pelo link Hemeroteca Digital Catarinense.

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

Gosto de pesquisar como gosto de literatura e de história.

Foi pesquisando neste tesouro digital que encontrei um comunicado histórico para a cidade de Alfredo Wagner.

Um correspondente do jornal O Apóstolo da diocese de Florianópolis, morador nestas terras, comunicava aos leitores do jornal  a festa de Bodas de 50 anos de casados de Alfredo Henrique Wagner e Julia Freiberger. Veja que matéria interessante:

Lomba Alta (bom Retiro) 

Bodas de Ouro

Em 30 de julho celebraram suas Bodas de Ouro o sr. Alfredo H. Wagner e Dª Júlia Freiberger Wagner, rodeados de seus 8 filhoas, 30 netos e 10 bisnetos, e de cerca de 300 pessoas amigas. Ás 8 horas Missa em ação de graças com (presença) dos jubilares e muitos outros. As 10 horas celebrou Missa o R. Cônego Adriano, dd. Vigário de B. Retiro; proferiu comovente sermão; umas distintas moças cantaram lindos cânticos. Lauto banquete. As 16 h. rica mesa de doces. Falaram o R. Cônego Adriano, o R. P. Reinoldo e o Dr. Marcondes.

O Jubilar, sr. Alfredo, orfão de pai e mãe aos 2 anos, fôra criado por Manoel E. Koerich e Catarina Wagner Koerich. Aos 24 anos casou com Dª Júlia Freiberger em São Pedro. Logo emigrou para Santa Tereza e de lá a Lomba Alta, trabalhando como sapateiro e na lavoura. Aumentou com seu trabalho dedicado terras e economias. Apezar de ser descendente do grande músico Ricardo Wagner (luterano), o Jubilar é fervoroso católico. Doou o terreno em que está a nova capela local, contribuiu muito na construção da capela e dotou-a com sobrepelizes, capa asperges, pálio etc É insigne benfeitor da nova igreja de Bom Retiro. Bons predicados que merecem as bençãos do Ceu e a estima do povo! – O corresp.

Nas fotos destaque da notícia, página em que foi publicada a matéria e capa do Jornal;