Manifestantes em Brasília: protesto reuniu cerca de 500 pessoas (Vem pra Rua/Facebook/Divulgação)
Análise Política História

Apoio a Lava Jato: manifestações em todo o país

AO VIVO: As manifestações de 26/03 em apoio à Lava Jato

MBL e Vem pra Rua, que lideraram protestos pró-impeachment em 2016, fazem manifestações em ao menos 90 cidades pelo Brasil neste domingo, 26 de março

São Paulo – Os movimentos Vem pra Rua e MBL voltam às ruas neste domingo para uma série de manifestações em apoio à operação Lava Jato e repúdio ao foro privilegiado e à proposta de voto em lista fechada que tramita na Câmara dos Deputados. Ao menos 90 cidades farão parte da onda de protestos. Expectativa, contudo, é de que público seja menor do que o mobilizado por esses grupos no ano passado em atos pelo impeachment de Dilma Rousseff.

ACOMPANHE AO VIVO AS MANIFESTAÇÕES DESTE DOMINGO

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V


15h33 – Manifestação do MBL no Rio de Janeiro frustrou expectativa da organização

Mais de 150 mil pessoas confirmaram presença no ato organizado pelo MBL hoje na Avenida Atlântica em Copacabana. Porém, no início do evento, por volta das 11h da manhã, a organização falou que a expectativa era receber de 20 mil a 30 mil participantes. A previsão do grupo era começar a concentração às 10h e prosseguir até 14h. Porém, na prática, o protesto durou das 11h às 13h, quando foram encerrados os discursos s nos carros de som. Policiais militares presentes no local não quiseram estimar o número de manifestantes.

Com Estadão Conteúdo


15h02 – Em Recife, “bonecão de Olinda” aparentemente retrata o ministro Barroso

Participantes do ato na capital de Pernambuco carregaram um objeto parecido com os “bonecões” do Carnaval que aparentemente retrata o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro defendeu a proposta de que nas próximas eleições, em 2018, o voto se dê em lista fechada, na qual o eleitor vota na legenda e não em um candidato específico. A vantagem do sistema, segundo ele, é que o eleitor pode analisar o “pacote completo”. O voto em lista fechada é, justamente, alvo de crítica e rechaço pelos manifestantes de hoje.


14h31 – “Pensaram que nós só éramos contra o PT”, diz Fernando Holiday

Líderes do MBL (Movimento Brasil Livre) discursam em cima de um carro de som na Avenida Paulista, na esquina com a Alameda Campinas. Em vídeo transmitido ao vivo no Facebook, Fernando Holiday, vereador do DEM e integrante do MBL, disse que o grupo pretende permanecer atento e vigilante em defesa da operação Lava Jato, independentemente de quais partidos políticos sejam mirados. “Pensaram que nós só éramos contra o PT, os parlamentares do PMDB se assustaram. Pensaram que nós éramos tucanos, o PSDB não soube lidar com tanto barulho. Pensaram que nós nos calaríamos diante das acusações contra contra Aécio, contra Cunha, contra Serra, Alckmin…Não, nós não nos calamos. Todas as expectativas deles foram quebradas”, afirmou. Já Kim Kataguiri disse que o MBL vai continuar nas ruas exigindo punições “doa a quem doer, não interessa o partido político”.


14h00 – Manifestação em São Paulo deve começar em instantes

Os movimentos MBL e Vem Pra Rua se preparam para começar o ato na capital paulista. O carro de som do MBL já está parado na esquina da avenida Paulista com a Alameda Campinas.

Ao vivo da avenida Paulista, Rogério Chequer, líder do Vem Pra Rua, falou sobre as pautas da manifestação em vídeo publicado no Facebook.”A gente vai conversar com a galera na rua hoje sobre o que o governo está tentando fazer. Estão tentando trazer anistia, não querem abrir mão do foro privilegiado, querem trazer lista fechada, querem aumentar o financiamento com o nosso dinheiro para as campanhas para as eleições, e não é só para a campanha não, é para o ano todo”, disse Chequer. O movimento disse que o ato começará às 14h e terminará por volta de 18h.


13h29 –  Em Belo Horizonte, ato se concentra na Praça da Liberdade

Na capital mineira, a manifestação se concentra na Praça da Liberdade. De acordo com o site G1, a organização do ato não divulgou o número estimado de participantes, mas a Polícia Militar informou que cerca de 500 pessoas estão presentes. A manifestação conta com carros de som, faixas e uma grande bandeira do Brasil.

 


12h56 – Em Campinas, a trilha é “Dá-lhe, Moro”


12h41 – As pautas dos protestos de hoje

A primeira série de manifestações do MBL e Vem pra Rua de 2017 tem uma pauta difusa que vai desde o apoio à Lava Jato até o repúdio a proposta de lista fechada nas eleições de 2018. Alguns grupos defendem também a revogação do Estatuto do Desarmamento.

 


12h37 – Protesto em Belém do Pará debaixo de chuva


12h32 – No Rio de Janeiro, selfie com boneco do Lula presidiário

No Rio de Janeiro, manifestantes se aglomeram na Avenida Atlântica, em Copacabana, zona sul, desde as 10h deste domingo. Enquanto não inicia a caminhada, muitos aproveitam para tirar fotos em seus celulares com o boneco do ex- presidente Lula vestido de presidiário, de cerca de 5 metros, ao fundo.

As cores verde e amarela predominam nas roupas e a extensa bandeira nas mesmas cores, que marcou as manifestações desses grupos durante o processo de impeachment, foi estendida mais uma vez neste domingo. Muitos ainda vestem camisa com a imagem do deputado federal Jair Bolsonaro e a frase “Bolsonaro Presidente”.

A expectativa da organização é que 30 mil pessoas venham para a Avenida Atlântica na manhã e início de tarde deste domingo de forte sol para participar do protesto. No Facebook, 160 mil confirmaram presença.

Com Estadão Conteúdo


12h15 – Em Brasília, protesto reuniu 500 manifestantes 

De acordo com a Polícia Militar, protesto em frente ao Congresso  reuniu cerca de 500 manifestantes neste domingo. Os organizadores ainda não divulgaram o número de participantes. As informações são da GloboNews. O grupo se concentrou em frente ao Congresso e fez uma espécie de cortejo com imagens de parlamentares – entre eles, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.


12h11 – Mais de 90 cidades terão protestos neste domingo

Veja o mapa de mobilizações, segundo o movimento Vem pra Rua