Religião

Evangelho da Semana: Eu vi o Senhor!

Evangelho da Semana – Pão da vida!
Terça-feira, 18 de abril de 2017 – Oitava da Páscoa
João 20,11-18
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 11 Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12 Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Os anjos perguntaram:“Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14 Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15 Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16 Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17 Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito. – Palavra da Salvação. – Glória a vós, Senhor
Reflexão
É maravilhoso percebermos no Evangelho de hoje que Maria Madalena, apesar de estar meio confusa com todos os acontecimentos dos últimos dias, não perdeu o foco principal: quer encontrar Jesus. Também nós, quando perdemos nossos entes queridos ficamos meio desnorteados, sem rumo. A dor da morte não tem cura. Simplesmente conseguimos, com o tempo, administrá-la. Certos acontecimentos da vida mexem profundamente com nossa sensibilidade. Uns, mais rapidamente, conseguem levantar a cabeça e enfrentam as crises com coragem e valentia. Outros, deixam-se consumir pelo tempo sentimental, que é diferente do tempo cronológico. Maria, movida pela tristeza da perda d’Aquele que a perdoou totalmente de seus pecados, procura um morto. Ela se esqueceu do detalhe mais importante: Jesus não mais está morto. Ele está vivo, num corpo glorioso, que é diferente daquele com o qual Ele viveu na realidade humana. A realidade da Ressurreição plenifica o nosso corpo mortal com categorias diferentes. Maria não reconhece Jesus. Talvez a última imagem que ficou impressa em sua mente foi a de seu Amado totalmente desfigurado e dilacerado pela tortura que sofrera. A pedido de Cristo ela se torna mensageira para os mensageiros. Esta é a nossa missão de batizados: sermos anunciadores alegres deste Jesus Cristo vivo e verdadeiro. Oxalá, também nós pudéssemos ter a graça de dizer diariamente, nos momentos bons e nos momentos difíceis da vida: “Eu vi o Senhor!”
Oração
Senhor Jesus, alegria e vida da humanidade sofrida, alegra-me com Tua inconfundível presença. Concede-me a graça maravilhosa de reconhecer-Te, hoje, sobretudo no rosto de meus semelhantes. Tira, Jesus, de meu coração todo sofrimento, toda dor, todo desespero e toda incerteza diante das situações difíceis que, por vezes, devo enfrentar. Nada me afaste do Teu amor transformador. Ajuda-me a não perder o foco principal: quero encontrar-Te! Dá-me também a graça de reconhecer Tua voz na voz de tantos(as) que continuam flagelados(as|) pela minha insensibilidade. Chama-me pelo nome e faze com que eu descubra, o quanto antes, o valor de ser anunciador(a) alegre e destemido(a) da Tua gloriosa ressurreição. Amém.
Bênção
– Deus te abençoe e te guarde. Amém.
– Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
– Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
– Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
—————————————————–
Desejo-te um dia de muita ressurreição.
Aceita meu abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos – SDB

 

Padre Renato dos Santos – SDB
Comunità Salesiana
Via della Tipografia, 1
00120 – Città del Vaticano
————————————-
Telefone Fixo: 00 (xx) 39 06.6989.9248
————————————-
Lema Sacerdotal: “Ai de mim se não evangelizar”. 1Cor. 9,16
————————————-