Análise Política Fotografia Tecnologia

Digitalizar fotos antigas com o celular ficou mais fácil do que nunca

LUCAS CARVALHO 20/04/2017

O Google lançou em novembro do ano passado um aplicativo para Android e iOS chamado PhotoScan. O que ele faz, como o nome sugere, é digitalizar imagens impressas usando a câmera do celular, de maneira mais simples do que usar um scanner ou uma multifuncional tradicional.

Inicialmente, bastavam alguns poucos toques na tela para fazer aquela foto antiga guardada no seu armário virar uma imagem digital, salva diretamente no Google Fotos e pronta para ser compartilhada nas redes sociais.

De acordo com o Google, mais de 50 milhões de fotos já foram digitalizadas graças ao PhotoScan desde o lançamento do app. Com isso, a empresa decicidiu torná-lo ainda mais simples, lançando uma atualização que permite digitalizar uma foto com apenas um toque.

A novidade tem a ver com o sistema de remoção de reflexo do aplicativo. Até hoje, era preciso sincronizar os quatro cantos de uma foto com a câmera do celular para mostrar ao sistema como remover o brilho do flash, usado para deixar a digitalização o mais nítida possível.

Agora, quando a iluminação do ambiente estiver boa o bastante e você quiser digitalizar rapidamente, basta desligar o recurso de remoção de brilho. Em seguida, é só tocar no botão principal do app e transformar a foto antiga em um arquivo virtual instantaneamente.

Reprodução

Com a remoção de brilho ligada, as fotos ficam mais nítidas, mas o processo leva um pouco mais de tempo (como ensinamos aqui). Desativando a remoção de brilho, é possível digitalizar uma foto instantaneamente, mas corre-se o risco de salvá-la com algumas imperfeições.

O PhotoScan está disponível para Android e iOS e a atualização começa a ser liberada aos usuários nesta semana.