Análise Política Fotografia Tecnologia

Digitalizar fotos antigas com o celular ficou mais fácil do que nunca

LUCAS CARVALHO 20/04/2017

O Google lançou em novembro do ano passado um aplicativo para Android e iOS chamado PhotoScan. O que ele faz, como o nome sugere, é digitalizar imagens impressas usando a câmera do celular, de maneira mais simples do que usar um scanner ou uma multifuncional tradicional.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Inicialmente, bastavam alguns poucos toques na tela para fazer aquela foto antiga guardada no seu armário virar uma imagem digital, salva diretamente no Google Fotos e pronta para ser compartilhada nas redes sociais.

De acordo com o Google, mais de 50 milhões de fotos já foram digitalizadas graças ao PhotoScan desde o lançamento do app. Com isso, a empresa decicidiu torná-lo ainda mais simples, lançando uma atualização que permite digitalizar uma foto com apenas um toque.

A novidade tem a ver com o sistema de remoção de reflexo do aplicativo. Até hoje, era preciso sincronizar os quatro cantos de uma foto com a câmera do celular para mostrar ao sistema como remover o brilho do flash, usado para deixar a digitalização o mais nítida possível.

Agora, quando a iluminação do ambiente estiver boa o bastante e você quiser digitalizar rapidamente, basta desligar o recurso de remoção de brilho. Em seguida, é só tocar no botão principal do app e transformar a foto antiga em um arquivo virtual instantaneamente.

Reprodução

Com a remoção de brilho ligada, as fotos ficam mais nítidas, mas o processo leva um pouco mais de tempo (como ensinamos aqui). Desativando a remoção de brilho, é possível digitalizar uma foto instantaneamente, mas corre-se o risco de salvá-la com algumas imperfeições.

O PhotoScan está disponível para Android e iOS e a atualização começa a ser liberada aos usuários nesta semana.