Luiz Silva

Olá, amigos. Hoje conto para vocês um pouco da história da família Campos.
A Família Campos começa, aqui no Brasil, com João Alexandre de Campos, filho de Leonardo Luciano de Campos e de Leonor Josefa de Farias. Leonardo nasceu em Lisboa, em 1709 e, provavelmente, faleceu no Brasil, pois seu filho, João Alexandre, consta que nasceu em Petrópolis, em 1766 e faleceu em 1848, na mesma cidade. João Alexandre foi casado com Maria Évora de Novais. E é deste casal que descende Joaquim Alexandre de Campos (1796-1879), que foi casado com Ana Margarida Xavier da Veiga Câmara (1798-1883), o casal faleceu em Biguaçú, SC. Foi este casal que, em 1845, recepcionou e hospedou em sua casa o casal imperial, Dom Pedro II e Teresa Cristina, mais precisamente no dia 29 de outubro, uma quinta-feira, no então Arraial de Santana do Cubatão, quando os mesmos, em visita à província de Santa Catarina, vieram conhecer as Caldas do Cubatão, hoje Caldas da Imperatriz. No arraial de Santa Ana, o Major Joaquim Alexandre de Campos possuía uma fazenda denominada Santa Ana, da qual doou parte para a construção da primeira igreja local e do cemitério, onde, coincidentemente, foi sepultado o coronel Joaquim Xavier Neves, que recepcionou Dom Pedro II em São José, na visita que o mesmo fez à nossa região.
O casal Joaquim Alexandre de Campos e Ana Margarida Xavier da Veiga Câmara, teve quatro filhos:
-Alexandre Francisco (1822-1899), casado com Maria Catarina Fernandes da Cunha.
-Ana Margarida (1824-1871), faleceu solteira.
-Humberto Alexandre (1826-1896), casado com Elsa Vieira Bittencourt.
-João Alexandre (1828-1896), casado com Julita Maria Fernandes da Cunha.
Este casal, por sua vez, teve cinco filhos, entre os quais, Alexandre da Cunha Campos, que deu origem aos Campos desta postagem. Ele casou-se com Francisca Ferreira e foram morar na Fazenda Imbiras, atual Fazenda Bom Jesus, no município de Santo Amaro da Imperatriz.
O casal Alexandre da Cunha Campos e Francisca Ferreira, teve nove filhos, entre os quais, João Alexandre de Campos, que foi casado com Benta Emília Vieira, filha de Luis da Silva Vieira e de Maria Emília Westrupp.

João Alexandre de Campos e Benta Emília Vieira tiveram dez filhos:
-José João, casado com Maria Zita Kuhnen, filha de Pedro Kuhnen Jr. e de Inês Joaquina Thiesen. José foi um dos idealizadores da emancipação política de Alfredo Wagner, vereador eleito em 1966 e candidato a prefeito em 1972.
-Maria Verônica, que seguiu na vida religiosa.
-Antônio João, casado com Nair Kuhnen, filha de Pedro Kuhnen Jr. e de Inês Joaquina Thiesen.
-Pedro João, casado com Zelaide Kuhnen, filha de Pedro Kuhnen Jr. e de Inês Joaquina Thiesen.
-Bernadete Benta, casada com Antônio Loch, filho de Pedro Loch e de Bernardina Lückmann.
-Maria Inês, casada com Nelson Kirchner, filho de Engelberto Kirchner e de Lídia Helena Meurer; são os pais de Jorge Kirchner, que foi vereador por Águas Mornas, por duas legislaturas.
-Clemente João, casado com Cecília Schappo, filha de João Schappo e de Cecília Kretzer.
-Leopoldo João, casado com Isaura Piazza, natural de Nova Trento.
-Irineu João, casado com Bernadete Justen, filha de Carlos Nicolau Justen e de Cecília Zimmermann.
-Teresinha Benta, casada com Osvaldo Lohn, filho de Evaldo Lohn e de Carlota Francisca de Abreu.

Parte dos dados desta postagem foi extraída do Livro José de Campos, de Celita Campos Angeloni.

Deixe um comentário sobre a notícia!