Intensa onda de frio pode ser histórica

RONALDO COUTINHO DA CLIMATERRA: INTENSA ONDA DE FRIO A CAMINHO PODE SER HISTÓRICA!

INTENSA MASSA POLAR EM SC, CENTRO SUL DO BRASIL, NO DECORRER DA PRÓXIMA SEMANA, GEADA AMPLA EM SC,  NEVE NA SEGUNDA (MENOR CHANCE NA MADRUGADA/AMANHECER DE TERÇA) NO TOPO DA SERRA (ATENÇÃO COM AS TELAS ANTI GRANIZO) E MÍNIMAS BEM ABAIXO DE ZERO (-7/-10°C NO AUGE DO FRIO TOPO DA SERRA) NA SERRA CATARINENSE. NA MAIOR PARTE DE SC A MÍNIMA DESTA ONDA DE FRIO PODERÁ FICAR ENTRE -2/-7°C, NAS ÁREAS MAIS QUENTES ENTRE -2/4°C. GEADA AMPLA NA TERÇA, QUARTA E QUINTA.

MUITA ATENÇÃO COM A POPULAÇÃO CARENTE (DE RUA) EM SC.

TEM RISCO DE NEVASCA NO TOPO DA SERRA COM ALTURA SUPERIOR A 15/20 CM, TRANSTORNOS NAS RODOVIAS, RISCO PARA TELHADOS NÃO DIMENSIONADOS PARA NEVE, REDE ELÉTRICA E TELAS ANTIGRANIZO.

AOS MOTORÍSTAS COM CARROS ACIMA DE 1 ANO CONVÉM COLOCAR ANTICONGELANTE NO RADIADOR PARA EVITAR DANOS, MÁQUINAS AGRÍCOLAS TAMBÉM.

DADOS DESTA MANHÃ, PODE SOFRER ALTERAÇÃO.

SEGUNDA-FEIRA: Fortíssima massa polar entrando no Estado. Nublado a muitas nuvens, pode limpar no fim da noite. Chuva no decorrer do período com intervalos de melhoria. Pode ter chuva congelada/neve misturada nas áreas mais acima dos 700/900 m do oeste ao centro e serra, também com alguma chance nos pontos mais altos da Grande Fpolis. Neve no decorrer do dia/noite com intervalos de melhoria no planalto sul acima dos m 1200/1300 m, poderá ser forte com transtornos nas rodovias, telas antigranizo, rede elétrica e telhados (formação de gelo e camadas de neve sobre a pista e a região). Risco baixo de trovoada. Tem risco de chuva congelante no topo da serra antes da neve, pode acumular gelo em algumas áreas, muito cuidado.

Temperatura MUITO BAIXA. Mínimas -4/4°C na maior parte do Estado, entre 2/7°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre -7/-4°C em vários pontos, fim da noite, topo da serra.  Máximas entre 5/13°C na madrugada e entre 0/8°C durante a tarde na maior parte de SC, 3/6°C na madrugada e -2/1°C de tarde no topo da serra/+ de 1300 m, 12/15°C em alguns pontos do litoral norte, planalto norte e baixo vale do Itajaí no fim da madrugada/manhã. MÍNIMAS NO FIM DA NOITE.

Vento mais de oeste a sul no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 40/60 Km, períodos de fraco, bem frio. Ondas com picos acima dos 1,0/1,5 m nas praias de mar grosso/ressaca, acima ou em torno dos 3,0/3,5 m no alto mar. Ruim para navegação. Vento de oeste a oeste/sudoeste com rajadas ocasionais acima dos 40/60 Km, muito gelado (sensação térmica inferior a -10/-15°C em alguns momentos no topo da serra). Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; ruim.

TERÇA-FEIRA;  Fortíssima massa polar sobre SC. Predomina o céu claro a bem poucas nuvens. No topo da serra ainda poderá ter neve bem fraca e isolada no começo da madrugada.

Temperatura EXTREMAMENTE BAIXA (recordes de mínima poderão ser quebrados ou ficar muito próximo do valor). Mínimas -7/-1°C na maior parte do Estado, entre -4/4°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre -10/-7°C em vários pontos do topo da serra.  Máximas entre 9/14°C na maior parte de SC, 7/10°C no topo da serra/+ de 1300 m, 13/16°C em alguns pontos do litoral e baixo vale do Itajaí.

Vento mais de sudoeste a sul no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 25/45 Km, períodos de fraco, bem frio. Ondas com picos acima dos 1,5 m nas praias de mar grosso/ressaca, acima ou em torno dos 3,5 m no alto mar. Ruim para navegação. Vento de oeste/sudoeste a sul com rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km, muito gelado (sensação térmica inferior a -10°C em alguns momentos no topo da serra). Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; o frio incomodará.

Fonte: http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/2017/07/14/previsao-do-tempo-15-a-18-de-julho-de-2017-e-tendencia-para-o-inverno-2017/

 

Deixe um comentário sobre a notícia!

%d blogueiros gostam disto: