Belezas de Alfredo Wagner/SC Cultura Fotografia notícia

Os Ipês da minha terra

Quando o inverno vai caminhando para o fim, quando as temperaturas extremas vão dando lugar a um calorzinho aconchegante, os Ipês florescem. Em fins de Agosto, florescem os ipês, trazendo uma nota de alegria e bem estar. Quanto mais frio o inverno e seco, mais possibilidades do pé carregar de flores.

Esta árvore da floresta tropical e temperada encontra-se por todo o Brasil em suas variantes dourada. lilás, branco e vermelho (exemplares desta cor, raros, foram avistados na Floresta Amazônica). É uma planta que possui os dois sexos, portanto, ela pode, se estiver sozinha num campo ou mata, reproduzir-se e recomeçar um bosque. O Ipê, também gosta de solo úmido, mas não encharcado, plano com pouca declividade.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Em inglês tem um nome muito característico: golden trumpet – trompete dourado. A flôr de um arbusto também tem este nome, mas, sem exagerar, o nome calha melhor para o nosso Ipê.

Os ipês que ornam a praça (como nós alfredenses chamamos o centro administrativo, financeiro, comercial e político de Alfredo Wagner) foram plantados por um bisneto do Patrono do Município Juliano Norberto Wagner que, à época, era vice-prefeito. Hoje, as árvores estão florindo, embelezando a Capital Catarinense das Nascentes.

Vá lá ver! É um espetáculo floral lindo de se ver mas que dura pouco tempo!