notícia

Alesc premia organizações que investem em responsabilidade social na segunda-feira, 4

O Plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa será palco, na próxima segunda-feira (4), da cerimônia de premiação às empresas e organizações ganhadoras do Certificado e do Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC. Nesta 7ª edição, 60 organizações conquistaram a certificação e seis delas, as que obtiveram as melhores avaliações de seus balanços sociais, receberão o Troféu Destaque.

O troféu será concedido à indústria Celulose Irani, na categoria grande porte, e à Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes (segmento serviços). De médio porte, levarão troféu a Pré-Vale Pré-Moldados de Concreto Ltda (indústria) e a Nexxera Tecnologia e Serviços S/A (serviços). Não haverá premiação na categoria pequeno porte este ano. Duas organizações com fins não econômicos também serão premiadas, o Serviço Social do Comércio – Sesc/SC e a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul.

A Certificação de Responsabilidade Social é uma iniciativa da Alesc em conjunto com outras 12 instituições e órgãos púbicos, instituída por lei estadual para valorizar empresas privadas, empresas públicas e organizações que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão.

Em 2017, 100 organizações tiveram a inscrição homologada no certame e 60 cumpriram os requisitos para certificação. De acordo com a vice-presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, Raquel Souto, o colegiado realizou um trabalho extenso e bastante cuidadoso para garantir que as empresas e entidades que participaram do processo tivessem seu balanço social avaliado em conformidade com critérios estabelecidos no edital de 2017, que foi um pouco mais rigoroso em relação aos conteúdos exigidos. “O que pudemos perceber é que as entidades e as empresas têm se aperfeiçoado, seguiram o edital e começaram a trazer aquilo que é de fato importante num balanço social. Com a evolução dos editais dos certames, as organizações também têm evoluído, têm se dedicado e incluído a responsabilidade social na gestão dos seus negócios”, constatou Raquel.

A relação completa das organizações certificadas em 2017 pode ser conferida no site http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/resultado/certificado.

Instituições que compõem a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social:

  • Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)
  • Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede)
  • Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC)
  • Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc)
  • Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
  • Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FecomércioSC)
  • Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)
  • Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom)
  • Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC)
  • Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc)
  • Observatório Social de São José (OSSJ)
  • Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

Sala de Imprensa – Assembleia Legislativa de Santa Catarina

(48) 3221.2621