Faleceu nesta manhã de sábado, dia 2 de dezembro de 2017 com a idade de 89 anos o Sr. Jacinto Maffei.

Jacinto era natural de Orleans, filho de Américo Maffei e Carolina Ascari. Sua mãe faleceu 3 semanas após seu nascimento e seu pai casou-se com Maria Corrêa que foi uma verdadeira mãe para as crianças. Quando Jacinto Maffei tinha 3 anos, seus pais decidiram mudar-se para o Barracão onde havia informação de ter boas terras para se plantar. Saindo de Rio dos Pinheiros, em Orleans, os Maffei subiram a serra por Anitápolis. Seus irmãos, também menores, Elias Maffei com 8 anos, Angelina Maffei com 6 anos e o caçula, Jacinto com 4 anos. Seus pais alugaram um carro de boi que levou 10 dias para fazer a distância que hoje se faz em poucas horas. Chegando ao Barracão, esperaram alguns dias e depois foram para as Demoras.

Elias Maffei casou-se com Nilza Kalbusch, natural das Demoras, Angelina Maffei casou-se com António Leandro de Moraes, também natural das Demoras. Jacinto Maffei, porém, foi escolher sua esposa na sua cidade natal, Orleans e lá mesmo se casou com Paulina Salvador Corrêa, vindo depois se estabelecer no Barro Preto onde criou todos os seus 9 filhos (hoje, 4 falecidos sendo eles, Euclides, Ademar, Olindo e Sidney). Alecio, Agatângelo, Lúcia, Maria, Iracema são os filhos vivos. Sua vida sempre foi dedicada a família e a lavoura. Gostava de cantar, era muito religioso, sempre pronto a ajudar a Igreja e a Comunidade, seja do Barro Preto, seja do Barracão. Gostava muito de música, e mesmo não sabendo ler ou escrever, compunha lindas canções que decorava e transmitia aos outros.

Há uns dez anos, já não podendo mais cuidar da lavoura, foi para São José onde viveu perto dos filhos. Sua esposa, Da. Paulina, faleceu em 2011.

Hoje, a família Maffei, descendentes de Américo Maffei estão espalhados por diversas cidades de Santa Catarina e Paraná.

Jacinto Maffei, assim como seus irmãos, era pessoa honesta, trabalhadora, religiosa e muito amigo de todos.

Que Deus o receba em sua glória!

Deixe um comentário sobre a notícia!