Análise Política notícia Opinião Política

A dança para o próximo governo já começou…

2017 nem bem terminou e já começou a dança das cadeiras… E sabia que você (se estiver filiado a um partido) pode até concorrer ao cargo de Governador do Estado de Santa Catarina? Pois então, se prepare pois a dança do poder começou!

As diversas possibilidades (inclusive a sua oportunidade de ser Governador do Estado (…se estiver filiado a qualquer partido, já disse…) está muito bem descrita no artigo publicado hoje com o título Comando de SC durante 2018 depende do cenário eleitoral: “Se confirmada a renúncia de Raimundo Colombo (PSD) em 2018 para concorrer ao Senado, independentemente do mês, Santa Catarina poderá ter pela primeira vez na história um vice não assumindo, desde que o cargo foi criado na década de 1950“. Assim começa a matéria.

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

Alinhavar a política estadual, não é fácil, é uma verdadeira colcha de retalhos, mas o Victor Pereira, autor da matéria, soube fazer brilhantemente, conseguindo unir alguns pontos obscuros da próxima corrida eleitoral.

Aliado de Raimundo Colombo, Pinho Moreira (o eterno vice…) só ficará contente se puder assumir logo em janeiro e assim, tentar reeleição, desta vez para governador, mas a dobradinha PSD/PMDB que garantiu estes 7 anos de governo para o PSD, pode acabar, se o Governador decidir sair apenas em abril para tentar uma vaga no Senado. Segundo o comentarista, para Pinho Moreira o tempo seria muito pequeno para poder demonstrar suas qualidades de governo. Ele quer pelo menos um ano…

Se um sai, e outro também, o governo vai para o Presidente da ALESC, que governará o Estado por um mês, e convocará eleições indiretas onde os Deputados Estaduais escolherão o chefe do governo até o final de 2018. Isso tudo está muito bem explicado pelo artigo acima mencionado.

Aí está a sua possibilidade, caro leitor, desde que (já disse isso) você esteja filiado a um partido político: qualquer brasileiro, maior de idade, filiado a um partido, poderá entrar com seu nome para governar o Estado e a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina irá escolher o Governador.

Enquanto isso, o povo continuará trabalhando para manter o Estado em funcionamento, até que novo Governador assuma a Chefia do governo…