notícia Saúde Sociedade

Síndrome de Asperger, conheça e entenda”

Entenda a Síndrome de Asperger pelos olhos de um garotinho

Com quase 8 milhões de visualizações, depoimento de Federico Villegas explica como é ser uma criança portadora do transtorno neurobiológico

Federico García Villegas é um garoto colombiano de 8 anos, morador da província de Cali que, através de um vídeo reproduzido mais de 7,6 milhões de vezes no Facebook, explicou o que é ter a Síndrome de Asperger.

‘’A primeira coisa que vocês têm que saber é que não é uma enfermidade e por isso não se busca a cura. É uma condição que existe desde a minha concepção, que é parte de mim e continuará sendo por toda a minha vida’’, esclarece no início do vídeo.

A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico que afeta a forma como as pessoas interagem com as demais. Resultante de uma alteração genética, trata-se de um Transtorno de Espectro Autista (TEA) que, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), da Associação Americana de Psiquiatria, ”caracteriza-se como um déficit persistente na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”.

”Não sou louco, nem freak, nem esquisito. Minha maneira de perceber as coisas é diferente. Posso parecer diferente, mas sou uma criança como qualquer outra, com sonhos, ilusões”, conta. ”Só quero que me conheçam, me entendam e me ajudem a me encaixar na comunidade”, explica.