Colunista indica programa gratuito na internet. Deixe sua dúvida ou sugestão na área de comentários.

Ronaldo Prass Especial para o G1*

Construir uma árvore genealógica é uma tarefa desafiadora, pois requer tempo e dedicação para pesquisar sobre os antepassados e reunir todo o tipo de registros sobre os familiares. Que tal reunir todas informações em um único lugar e nele os integrantes da família possam interagir entre si, podendo visualizar a árvore genealógica representada em diferentes gráficos temáticos?

Nesta coluna, irei apresentar um programa chamado Family Tree Builder. Ele é gratuito e repleto de funcionalidades. Através desse software, é possível criar visualmente uma árvore genealógica, criar álbuns de fotos e vídeos, mapear geograficamente de onde vieram os seus antepassados, realizar reconhecimento facial, pesquisar parentes em outras árvores genealógicas pelo mundo. Tudo isso de maneira divertida, mantendo a privacidade apropriada para preservar os integrantes da família.

Após download do programa, que está disponível no para Windows no site do Baixatudo, execute o instalador. Durante o processo de instalação, o leitor poderá escolher entre os 35 idiomas disponíveis qual será o de sua preferencia. Ao término da instalação, o aplicativo será executado pela primeira vez. Nessa etapa, é necessário cadastrar um usuário administrador, que irá gerenciar o conteúdo armazenado no programa e também o publicará em um site criado especificamente para a família definida no perfil do administrador.

Cadastrando o usuário administrador no programa (Foto: Reprodução)
Cadastrando o usuário administrador no programa (Foto: Reprodução)

Ao clicar em Registrar agora, será inicializado um assistente que o auxiliará no preenchimento de dados. Quando finalizado o registro de novo usuário, o programa permitirá que você adicione uma “Família” no programa.

Adicionando uma família no programa para criar a árvore genealógica (Foto: Reprodução)
Adicionando uma família no programa para criar a árvore genealógica (Foto: Reprodução)

Mesmo que você ainda não possua todas as informações pedidas pelo programa, não se preocupe, pois você pode ir construindo a sua árvore genealógica incrementalmente à medida em que for obtendo mais detalhes. Para ter um esboço de como ficará o seu mapeamento, é necessário informar uma única família. A partir dela, é só adicionar outros membros e ir preenchendo os seus dados através do assistente do programa.

Para exemplificar, irei cadastrar os personagens da saga Star Wars, em que o Anakin Skywalker está casado com a Padmé Amidala, que possuem os filhos Luke Skywalker e a Princesa Leia Organa. O ideal, para usufruir ao máximo das funcionalidades do programa, é informar todo o tipo de dados sobre os integrantes da família. Em alguns aspectos, cadastrar um membro da família no Family Tree Builder lembra a criação de um perfil em uma rede social.

Adicionando membros da família (Foto: Reprodução)
Adicionando membros da família (Foto: Reprodução)

Conforme integrantes da família são adicionados, o programa automaticamente os agrupará de acordo com o grau de parentesco.

Primeiros integrantes da família adicionados no programa (Foto: Reprodução)
Primeiros integrantes da família adicionados no programa (Foto: Reprodução)

Para os integrantes da família que você informar o e-mail de contato, é possível enviar convites para que eles acessem a versão final da árvore genealógica, que ficará disponível no site do programa. O acesso às informações publicadas no site serão visualizadas somente por membros convidados. O serviço disponível conta, ainda, com agendamento de atividades, envio de notificações, armazenamento de arquivos, vídeos, fotos, criação de galerias, entre outros.

O conteúdo do site é publicado pelo usuário administrador, com base no projeto de árvore genealógica criado. Para publicar, basta acessar o menu “Publicando>Publicar agora”.

Publicando o conteúdo no site (Foto: Reprodução)
Publicando o conteúdo no site (Foto: Reprodução)

Sempre que novos dados forem incluídos no programa, é necessário repetir esse processo para disponibilizar as novidades na rede. Ao término da publicação, todo conteúdo estará disponível para os membros que acessarem o site www.myheritage.com.br e autenticarem no sistema.

Árvore genealógica publicada no site  (Foto: Reprodução)
Árvore genealógica publicada no site (Foto: Reprodução)

* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.