notícia Política Tecnologia

Como o Facebook pretende ‘proteger’ as eleições no Brasil

O Brasil vai eleger um presidente em outubro, e o Facebook quer contribuir para o debate político durante a campanha eleitoral que começa em agosto. A rede social anunciou uma série de medidas que vão ser colocadas em práticas na tentativa de proteger as eleições brasileiras, com objetivo de identificar propagandas eleitorais e combater a disseminação de informações falsas.

As ações do Facebook visam também proteger a rede social de possíveis críticas por uma suposta influência no resultado dos pleitos. Nos últimos anos, a empresa foi acusada de ter sido usada para manipular a opinião pública, o que ganhou força após a revelação de que a consultoria política Cambridge Analytica, envolvida na eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e também na votação da saída do Reino Unido da União Europeia, teve acesso indevido a dados de usuários da rede social.

O programa do Facebook para as eleições brasileiras se apoia em três frentes: identificação de propaganda eleitoral, combate às fake news, e incentivo ao debate político. Confira abaixo como a rede social pretende agir dentro desses três eixos:

Anúncio político identificado

A partir de 16 de agosto, quando a campanha eleitoral será oficialmente iniciada, o Facebook vai começar a ser inundado por anúncios políticos. Para garantir que os usuários saibam que estão vendo uma propaganda paga por um partido o um candidato, o Facebook vai exibir logo abaixo da postagem informações do CNPJ responsável pelo pagamento do impulsionamento do post e também qual partido está por trás daquilo.

Os anunciantes políticos vão passar por um processo de seleção rigoroso: só pessoas no Brasil vão poder pagar por anúncios, e só depois de enviar documentos para a rede social e também confirmarem que estão localizados em nosso país.

Além disso, o Facebook vai criar um arquivo de anúncios políticos que vai poder ser acessado ao longo de sete anos. Nele, usuários vão poder pesquisar propagandas que sejam relacionadas a política ou temas de importância nacional, além de conferir o valor gasto na promoção delas.

Luta contra fake news

Um assunto bastante discutido na atualidade é a questão das fake news – notícias com conteúdo falso ou distorcido que são usadas para atacar políticos ou posições políticas, ou então promover ideias com base em desinformação. O Facebook sabe que é uma plataforma propícia para a disseminação das fake news, e por isso anunciou algumas medidas para ao menos minimizar os danos que elas podem causar nas eleições.

Ao lado de instituições de checagem de fatos e também de conscientização sobre fake news, a rede social planeja avisar usuários de notícias com informações falsas e também ensiná-los a detectar quando dados distorcidos são compartilhados pela plataforma.

O combate a fake news pelo Facebook já vem sendo colocado em prática há algum tempo com ajuda de agências de checagem de fatos, e essa parceria vai continuar durante o período eleitoral.

Debate político de qualidade

O Facebook também vai tomar algumas medidas com objetivo de enriquecer o debate político e aproximar eleitores de potenciais candidatos. Uma nova aba chamada “Temas” vai ser adicionada para ajudar usuários a conhecerem políticos e entenderem a visão deles em temas como educação, emprego, segurança e economia.

Outra área nova chamada “Town Hall” vai ajudar quem quiser localizar, seguir e contatar representantes. Por fim, um botão vai ser adicionado à rede social próximo ao dia de eleição para redirecionar usuários para páginas de autoridades eleitorais com informações úteis.