notícia Opinião Política

Para que serve um Presidente da República?

A pergunta, com certeza, fará rir a muitos… oras, para que serve?

Simples: no regime presidencialista, o Presidente deverá administrar a nação. Ele é responsável por gerir o País.

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

Sua função, além de representar a Nação, é pegar o dinheiro dos impostos e aplicar o orçamento anual em Educação, Segurança, Infraestrutura, Saúde, etc. Ele, o Presidente, não tem função de fazer leis, embora, vez ou outra, emita um Decreto com força de lei, que deve ser ratificado pelo Congresso Nacional.

Portanto, a função de um Presidente não é fazer leis (a menos que ele tenha instintos ditatoriais que ultrapassem sua alçada).

Para a função, quanto mais eficiente for um Presidente melhor, e numa eleição, devo buscar o que mais se encaixa no perfil de um eficiente administrador.

O Presidente deve também ter capacidade política para administrar a oposição e a situação no Congresso, onde suas ações serão avaliadas e poderão ser aprovadas ou não.

Um Presidente não será um salvador da pátria, a menos que tenha capacidade administrativa e saiba como administrar.

Um Presidente não será um salvador da pátria pelo simples fato de ter recebido uma facada, o que só demonstra que ele não sabe administrar a oposição.

Um Presidente não será um salvador da pátria pelo simples fato de pertencer a esta ou aquela categoria profissional, a menos que ele saiba administrar.

Quando se escolhe um candidato deve-se ter o cuidado para selecionar o que sabe administrar, mesmo que a mídia polarize a nação para obrigá-la a escolher entre dois menos capazes.

Então, não ria da pergunta: para que serve um Presidente da República… se você não for capaz de escolher o mais competente, independente de mídia, propaganda, mentiras, típicas do período eleitoral.