História Memória notícia Religião

Paróquia Bom Jesus: 60 anos de Graças e Bênçãos ao povo alfredense!

Hoje, 17 de Janeiro de 2019 comemoramos a fundação da Paróquia Bom Jesus. O Decreto Episcopal assinado nesta data, há 60 anos, marcou, um passo a mais, na construção da identidade alfredense, cuja caminhada havia começado nos tempos imperiais. O município, emancipado, hoje comemora o Jubileu de Diamante de sua Paróquia!

Página da Revista do Cinquentenário com o relato da Fundação da Paróquia Bom Jesus de Alfredo Wagner

Andréia Kretzer Hinckel, em artigo para a Revista do Cinquentenário, redigiu um breve histórico da fundação da Paróquia Bom Jesus de Alfredo Wagner. Transcrevemos o artigo na íntegra. O artigo foi escrito com base em informações coletadas para o Relato dos 50 anos da Paróquia, lido na Missa Comemorativa.

Conforme relatos documentados tanto a comunidade de Barracão – hoje, Alfredo Wagner, quanto a Catuíra e Rio Engano, todas com igreja nova de alvenaria, queriam ter a sede da Paróquia, a qual teria um padre fixo.

No ano de 1958, durante uma celebração do Crisma, o povo do Barracão esmerou-se na recepção ao bispo, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, para que elevasse a sua igreja à categoria de Paróquia.

A verdade é que o bispo recebeu dessas 3 comunidades requerimento para a instalação da Paróquia – com levantamento do número de moradores e de capelas. Todas essas comunidades praticamente apresentavam o mesmo nível de desenvolvimento.

Na oportunidade os responsáveis pela capela do Barracão JOSÉ DE CAMPOS, PAULO PEDRO BUNN E PAULO ALMEIDA, CONHECIDO COMO PAULO SCHWINDER, fizeram o mapa do povoado, requerimento e justificativa do pedido de instalação da Paróquia.

Contavam na justificativa que o Barracão era melhor situado que a Colônia Santa Tereza e Rio Engano. Isso porque quem viesse de Florianópolis, ou de Lages, passaria obrigatoriamente por ele. Por situar-se num ponto estratégico, sugeriram que essa colocação permitiria à comunidade um desenvolvimento maior e em menor tempo. Também colocaram na justificativa que havia um maior número de capelas, apesar de não ser o distrito mais populoso – pois perdia para Colônia Santa Tereza.

Quando da chegada do bispo, todo o povo participou da calorosa recepção, participando com faixas de boas-vindas e agradecendo a sua visita.

Alguns meses depois dessa visita, o padre de Ituporanga,  que visitava a comunidade mensalmente, trazia uma correspondência do bispo instituindo a Paróquia do Barracão. O padre parabenizou a todos pela conquista e vitória e orientou o povo. Agora a comunidade precisava cooperar ainda mais.  Irma Rosa Kretzer doou o terreno para a construção da Casa Paroquial , onde residiria o padre, o qual viria ocupar a função do pároco.

Frei Agatângelo Umbará foi o primeiro padre a assumir a Paróquia. Depois dele vieram: Frei Demétrio, Frei Ceciliano, Pe. Manoel, Frei Sálvio, Pe. Cristóvão, Pe. Bernardo, Pe. Henrique, Pe. Guinter, Pe. Teodoro, Pe. Alfonso, Pe. Antônio, Pe. Evaristo, Pe. Quirino, Pe. Marino Loffi, (Pe. Augustinho Kuhnen e o atual Pároco Pe. Leandro Kammers).

Nestes 50 anos de Paróquia tivemos a graça de formar 3 padres: Pe. Antônio Lemnkhul,  Pe. Neri Dias e Pe. Sérgio de Deus Borges (atual Bispo Auxiliar de São Paulo) e Pe. Julio Hammes.

Ao revivermos os 50 anos de Paróquia de Alfredo Wagner, não poderíamos nos esquecer do Pe. Alfonso Hazenfratz, que nasceu na Alemanha, mais escolheu o Brasil, e trabalhou com muito afinco pelo seu rebanho em Alfredo Wagner, tendo sido enterrado na Igreja Matriz após sua morte. Ele foi uma pessoa de muita personalidade, polêmico e que marcou a cidade.

Izaltina Silva, no  dia 26 de fevereiro de 1959, se uniu pelo Sacramento do Matrimônio com Aldir Sebastião Althoff, já falecido,  sendo o 1º casamento realizado da Paróquia de Alfredo Wagner.

Valcírio Heinz, Nezita Beppler e Rosa Maria Martins foram  os primeiros batizados da Paróquia, em 06 de fevereiro de 1959.

Na década de 90, seguindo as diretrizes diocesanas é instalado na Paróquia o primeiro CPP – Conselho Pastoral Paroquial, tendo como primeira coordenadora a Sr. Nilva Bichiling Figueiredo.

Andréia Kretzer Hinckel é empresária, proprietária da Pousada Hinckel, participa ativamente da vida da Igreja.

Na Matriz o leitor poderá ver a exposição Paróquia Bom Jesus – 60 anos, conhecer a história, imagens e objetos utilizados ao longo desta história cheia de graças e de bênçãos.